A cada mês, um mix de itens exclusivos produzidos pelos mais talentosos artistas e produtores do mercado chega até você facilmente.
Objetos de decoração, publicações independentes, gastronomia artesanal, itens de papelaria, materiais criativos, produtos feitos à mão e até peças ‘faça você mesmo’. Já pensou em receber todo mês de 3 a 6 itens criativos + um pôster exclusivo em sua casa? É exatamente essa a proposta da Caixa Cosmo, o primeiro clube de assinaturas de produtos criativos do Brasil. Todos os meses, um mix de objetos escolhidos a dedo, dando destaque para peças produzidas por artistas e designers talentosos, podem chegar até você facilmente pelos Correios.
A Caixa Cosmo iniciou suas atividades em fevereiro/2016 e fez muito sucesso. No momento, são três tipos de planos, com um número limitado de assinaturas (todas se esgotaram rapidamente). Novas vagas sempre abrem no 1º dia do mês. A seleção dos presentes é sempre feita por um time de curadores que estão sempre por dentro das tendências locais e globais. E surpresa! Os assinantes só descobrem quais produtos receberão quando a caixa chega. Isso significa que o suspense também faz parte da experiência!
1ª edição da Caixa Cosmo enviada
A ideia é uma ótima alternativa para quem se interessa por esses assuntos e está cada vez mais ligado (a) em economia criativa, colaborativa e sustentável, apoio aos pequenos produtores, lowsumerism.
Pensando nisso, resolvemos ir além e descobrimos de onde veio essa inspiração. Confira a entrevista que fizemos com a responsável pela novidade, a designer Mellina Passi, veja a caixa que chegou até a gente e entenda como tudo funciona:
FTC: Queria que você falasse um pouco sobre você e como chegou até a ideia do projeto;
Meu nome é Mellina Passi, nascida e criada em São Paulo, capital. Desde pequena, todos os caminhos me levavam para uma vida criativa, empreendedora. Me formei em Publicidade, trabalhei como diretora de arte, me especializei em design de interfaces e depois em pesquisa com usuários de produtos digitais. Mas nos últimos anos de carreira vinha me perguntando o que, de fato, estava entregando para o mundo, e consequentemente, o que eu estava recebendo de volta.
O processo de auto-análise foi longo e dinâmico, ora eu não via saída para escapar do modelo de trabalho que eu ja conhecia, ora parecia tudo muito claro, eu só precisava descobrir como amarrar tudo que eu realmente gostava e sabia fazer bem. Em agosto de 2015, depois de uma viagem de férias, a ideia veio. E durante 6 meses fui refinando e ajustando detalhes, até lançar a Caixa Cosmo em fevereiro deste ano.
Empreender criativamente não é tão simples, mas valeu a pena. Trabalhar com a Caixa Cosmo é estar em contato todas as coisas que eu mais gosto: design, DIY (faça você mesmo), curadoria, internet, pessoas reais, economia criativa e sustentável. E além de tudo isso, eu ainda consigo entregar produtos que contam histórias e inspiram outras pessoas, consigo trazer a experiência para o primeiro plano.
2ª edição da Caixa Cosmo enviada
FTC: Qual o maior objetivo da Caixa Cosmo?
O objetivo é apresentar os mais criativos produtos do mercado nacional independente. Dar destaque para quem entrega um trabalho de qualidade, com atenção aos detalhes, e assim gerar novos negócios para estes produtores. Do lado do assinante, a ideia é oferecer surpresa, inspiração, beleza. E diversificar as opções de consumo.
FTC: Como acontece a seleção dos produtos que vão entrar na caixa durante aquele mês?
São 3 critérios iniciais que direcionam a curadoria: fator inspiracional, qualidade e utilidade. “Caçar” esses produtos é uma das partes que mais gosto durante o processo, também conto com ajuda de amigos que indicam e apresentam produtos feitos por conhecidos.
Às vezes, quanto menor e mais artesanal a produção, melhor. Em alguns casos, chego a trabalhar junto com o artista para chegarmos numa ideia de produto que caiba dentro dos nossos critérios de participação e curadoria. Além disso, o produtor precisa ter site, as redes sociais ativas e meios para receber encomendas.
FTC: Todos os produtos selecionados são surpresa ou a pessoa pode escolher os itens que quer para a sua caixa?
Todos os produtos são surpresa e as caixas que chegam para os assinantes são iguais. Futuramente temos planos de aumentar o número de vagas e entregar caixas personalizadas. Estamos buscando investidores e patrocinadores para nos apoiar nesta expansão.
FTC: Se algum artista quiser apresentar o seu trabalho, qual o procedimento?
Estamos em busca de artistas, principalmente fora do eixo Rio-São Paulo. Queremos entregar design e cultura de todo o Brasil. Por isso, venham! É só mandar um email com link do site ou portfolio para curadoria@caixacosmo.com.br.
FTC: Com o que você se inspirou para criar o projeto?
O processo de criação do projeto foi orgânico, não existiu uma única inspiração. O conceito de “surprise box” já existe forte nos EUA, de diversos tipos. Aqui no Brasil ainda estamos muito restritos a alimentos, bebidas e cosméticos. A Caixa Cosmo é uma outra maneira de enxergar este modelo de negócio, diferente de todas que conhecemos.
FTC: Como os assinantes podem curtir cada item selecionado pela Caixa Cosmo?
Logo que as caixas são enviadas, nós trabalhamos o perfil e a história de cada artista em nosso blog e redes sociais. Todos os meses, os artistas participantes selecionam músicas para combinar com as criações enviadas e criamos uma playlist no Spotify para assinantes e não assinantes escutarem.
Além disso, no blog, apresentamos sugestões para utilização dos produtos em casa ou no trabalho, dicas para interessados em começar seu próprio projeto criativo e sugestões de customização das caixas que abrigam os produtos.
FTC: Como você define a Caixa Cosmo?
A cada caixa enviamos uma pesquisa de satisfação para os assinantes, e nela existe uma pergunta “Defina a Caixa Cosmo brevemente”. Para nossa felicidade, as palavras que mais se repetem são: surpreendente, adorável, feito com amor.
A Caixa Cosmo foi criada especialmente para quem está sempre buscando novas formas de se inspirar, além de incentivar brasileiros a mostrarem seu talento diretamente para pessoas que valorizam criatividade nos detalhes. Os produtos criativos que chegaram até a gente (acima) na primeira edição da Caixa Cosmo (Fevereiro/2016) foram:
Quadrinho cartão por Estúdio Amor, Geleias caseiras por Mermeleia, livrinho Meio Poema Meio Canção por Candy e Aline, caderno por Chocolate Notebooks, pôster “Cosmo” por Henrique Campeã, além dos presentes de lançamento: ecobag e adesivo da Caixa Cosmo.
E aí, gostou? Nós adoramos! Assine a Caixa Cosmo e acompanhe o projeto nas redes: Blog, Instagram, Pinterest e Facebook. Fique de olho no site para as próximas curadorias!