Já imaginou andar de bicicleta na Polônia em uma ciclovia iluminada pela luz solar?
Andar de bicicleta nas grandes cidades é uma atividade saudável, e o Planeta agradece. Logo, utilizar esse meio de transporte no norte da Polônia tornou-se ainda mais interessante graças a uma novidade. Em Lidzbark Warminski, na região de Mazury, uma ciclovia iluminada – que mais parece a Via Láctea – tem instigado ciclistas locais, turistas e visitantes a pedalarem à noite, dada à segurança dessa grande ideia sustentável.
Instalado pela empresa polonesa TPA sp. Z. O. O., o pavimento é revestido por um material sintético, que brilha no escuro, à base de energia solar. Após um dia ensolarado, a pista é capaz de emitir luz própria por até dez horas. O projeto teve como referência outra iniciativa: a ciclovia Starry Night. Criado na Holanda, em homenagem à Vincent Van Gogh, pelo Studio Roosegaarde, o projeto usa luzes LED para iluminar.
Igor Ruttmar, presidente e CEO da TPA explica: “A ciclovia solar emite um azul muito brilhante, e é deslumbrante o contraste desta luminosidade com a floresta escura e o rio à noite. O percurso quando iluminado é um elogio agradável à natureza, aos lagos, colinas e campo.”
O azul brilhante ilumina o caminho quando o sol se põe, tornando-o mais atraente, além de funcional. A ideia tem atraído bastante gente. Já pensou em ter a experiência de pedalar por ali?
A infraestrutura de um projeto como esse precisa considerar a segurança de ciclistas e pedestres. Para muitos poloneses, as bicicletas são uma forma primária de transporte, no entanto, os custos envolvidos no fornecimento de iluminação indireta para ciclovias nas cidades são muito altos, e soluções sustentáveis como essa são de grande valia.
Que Lidzbark Warminski sirva de inspiração para mais cidades, e que outras ideias parecidas se espalhem mundo afora! Fica então a dica: quando estiver em Mazury, passe por lá!
Via.