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Clau Cicala conta: Como funciona o trabalho de designer de estampas e o processo criativo para marcas?

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Desde 2012 a designer de estampas Clau Cicala comanda seu estúdio criativo conhecido por seus desenhos autorais, coloridos, cheios de personalidade, feitos com lápis aquarelável e canetinha, para conceituadas marcas de lifestyle.

Paulistana, formada em Propaganda e Marketing, foi na Pós-Graduação em Design de Estampas que descobriu sua paixão pela profissão, e durante seus 9 anos morando no Rio de Janeiro que fez seu nome e conquistou marcas que se tornaram clientes fiéis como FARM, Blue Man, Grendene, Francesca Romana Diana, Mercedes Benz Brasil, Colcci, Shop 126, Karsten, entre outras.

No ano de 2014 tendo o surf como seu lifestyle, Clau lançou sua primeira coleção de produtos próprios, com pranchas de surf, bonés e bolsas para de praia. O sucesso foi tanto que rendeu uma parceria com a marca Perky, uma coleção com alpargatas, tênis e docksiders com as estampas assinadas por ela.

Depois disso, não parou mais. Criou estampas exclusivas para a linha Floral Hype da Papelaria Cicero, estampas para a marca de chinelos Ipanema, uma linha de joias em parceria com Francesca Romana e mais.

Além de seu estúdio criativo, Clau criou o Brasilidade Estampada, projeto que tem como objetivo levar o conteúdo de suas técnicas, através de workshops, cursos e talks, voltado para estudantes e apaixonados por estamparia de todo Brasil.

Abaixo, a estampa de Clau Cicala para Cicero, colorida e tropical, traz uma composição que mistura diferentes tipos de flores e folhas, desenhadas manualmente com lápis de cor, em cores vivas e modernas.

A coleção de joias Tutti Frutti em parceria com Francesca Romana;  

Conversamos com a designer que nos contou um pouco mais sobre seu processo de criação, além de dar algumas dicas para quem tem interesse em trabalhar na área. Confira:

FTC: Clau, queria que você falasse um pouco sobre você e como chegou até as estampas. 

Sou uma pessoa comum, com muitos defeitos e qualidades que quer influenciar jovens designers a serem melhores como pessoa e profissionalmente. Minha história com a estamparia foi por acaso, me mudei para o RJ e resolvi voltar a estudar, me matriculei num curso de pós graduação e foi onde tudo começou.

FTC: Há quanto tempo cria e quais materiais utiliza? 

Desde 2010 comando meu estúdio criativo. Uso bastante lápis aquarelável e canetinha.

FTC: O que é arte para você e como você definiria a sua arte? 

Arte para mim é tudo o que mexe com meus sentidos, pode ser um quadro, uma roupa, música, decoração, arquitetura ou embalagem de produto. Considero meu estilo vibrante, multicolorido e alegre, acho que é um pouco de mim por dentro.

FTC: Conte mais sobre o Brasilidade Estampada:

O projeto Brasilidade Estampada – Compartilhando experiências, ideias e metodologias, criado por mim, surgiu para levar conteúdo vivencial das minhas técnicas e de outros profissionais em ascensão do mercado artístico, através de workshops, cursos e talk, voltado para estudantes e apaixonados por estamparia de todo Brasil.

Já são mais de 500 participantes em quatro anos de muita dedicação e comprometimento em transmitir minha experiência. Tenho workshops presenciais em vários estados brasileiros e a versão on-line com o foco nas dificuldades do participante com atendimentos individuais. A missão é fornecer ferramentas para que obtenham sucesso agindo de forma consciente e estratégica.

FTC: Qual as influências e referências que te inspiram nos seus trabalhos? 

Retratar a fauna e flora é o que mais gosto, como não amar a natureza? Minha avó materna é pintora de quadros e sempre me influenciou, desde muito pequena a desenhar, pintar, trabalhar com cores, sendo assim deposito toda influência nela.

FTC: Você poderia dar 5 dicas para quem quer começar a aprender design de estampas e trabalhar com isso?

1 – Estude muito tudo o que for relacionado com o assunto e seja o melhor;

2 – Tenha paciência, as coisas não acontecem da noite para o dia;

3 – Crie suas próprias oportunidades, corra atras do que quer;

4 – Se relacione com pessoas da área, desde estilistas, designers a fornecedores etc;

5 – Destaque-se no meio da multidão: o mercado está repleto de ótimos profissionais, mas poucos tem garra para seguir em frente de forma transparente, focada e inteligente.

Acompanhe o trabalho de Clau Cicala em seu site e Instagram.

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