FTCMag Art Attack ColorAdd – Miguel Neiva
Art Attack

ColorAdd – Miguel Neiva

A convite da Revista ABC Design, o Follow the Colours foi conferir a palestra com o designer português Miguel Neiva. Neiva é o criador e responsável pelo ColorAdd ®, um sistema universal de identificação de cores para daltônicos que utiliza o amarelo, azul e vermelho, representadas por símbolos gráficos de fácil memorização. A soma dessas cores permite relacionar símbolos – identificando facilmente as cores que o representam, além do preto e do branco que também tem seus símbolos correspondentes para melhor orientar nas tonalidades claras e escuras.

A soma das cores permite relacionar símbolos – identificando facilmente outras cores.
Talvez você não saiba, mas 10% da população mundial masculina (apenas 2% são mulheres) sofre de daltonismo, doença de origem genética e sem cura. Uma pessoa com visão normal é capaz de enxergar cerca de 30.000 cores. Já os daltônicos, identificam apenas entre 500 e 800 cores. Miguel realça que o projeto tem como missão, trazer qualidade de vida e menor constrangimento a quem sofre da doença, e lembra que conviveu de perto com o embaraço que o daltonismo pode trazer. Quando era criança, Neiva teve um colega de classe daltônico que constantemente ia para a aula com pares de meias de cores diferentes e era motivo de gozação dos colegas.  
Miguel Neiva, criador do ColorAdd.
Como todo projeto inovador, foi necessário muita pesquisa e custos: Miguel dedicou 8 anos de trabalho e investimentos pessoais, mas agora vem colhendo os frutos. O ColorADD foi reconhecido pela comunidade científica, premiado em vários países e recentemente eleito pela Revista Galileu como uma das 40 ideias que vão melhorar o mundo. Já está também sendo aplicado por empresas em Portugal e pronto para ser adaptado globalmente a todos os setores que usam sistemas de identificação em que as cores, são a base visual. Exemplos: saúde (comunicação visual de hospitais e nas pulseiras de identificação de pacientes), vestuário (tags de roupas), transportes (as linhas de metrô em todo o mundo são separadas em cores!), educação (lápis de cor, jogos), esportes (uniformes), alimentação (já imaginou que o daltônico não enxerga as maçãs vermelhas? Para ele, todas são verdes), entre outros.

 

Além da adesão de vários países ao sistema, o próximo passo de Miguel é a criação de uma ONG que esteja presente no mundo todo. Na proposta está inclusa a criação de uma equipe que realizará testes de daltonismo gratuito nas escolas. Sem dúvida é uma belíssima idéia. Um grande projeto para uma doença pouco estudada e que atinge uma parcela considerável da população. Ao assistir a apresentação, podemos afirmar claramente que o design não está apenas a serviço da estética, mas também a serviço de ideias que solucionam, organizam e melhoram a vida das pessoas. 
Saiba mais: coloradd.net

Colaborou com o Follow The Colours: Lucas Lima (@lucas_pl), diretor de criação com 10 anos de experiência no mercado publicitário.

Sair da versão mobile