A gente tem medo da mudança. Tem medo de arriscar, muitas vezes até de ser feliz. Mudar de casa, mudar de emprego, mudar de cidade. É normal. Tanta coisa de ponta cabeça nesse mundo, né? Há tempos estamos lendo matérias e artigos sobre essa pequena palavra com grande significado em nossas vidas: A MUDANÇA.
Hoje então, trazemos algumas reflexões, para começar a semana de uma maneira diferente: leia, pense e leia de novo. Tome coragem. Inspire-se!
A sociedade tende à padronização, mas a mudança nos obriga a acordar e dizer: espera, por que estamos fazendo isso dessa maneira? Será que isso faz sentido? Por que não tentar? A parte mais difícil sobre a mudança às vezes é manter o entusiasmo mesmo diante do fracasso.
Se você tem muitas dúvidas e se sente “preso” em relação a alguma coisa da sua vida, leia então as 8 maneiras de lidar com a mudança (texto em inglês), escrito pelo Unstuck. Mais do que um aplicativo para iPad, o Unstuck (Dica da Carol Hofmann do Amenidades do Design) tenta trazer dicas de como melhorar a vida, crescer pessoalmente e tomar algumas decisões de uma maneira mais fácil e consciente.
“Para qualquer mudança que vale a pena, sempre haverá resistência“, diz Dave Faulkner, diretor do Changemakers. “Eu acredito que a mudança real e significativa é difícil. É preciso tempo, esforço, persistência, resiliência e, mais importante, a ação. Você pode falhar enquanto tenta mudar as coisas, mas tenha certeza que fracasso, é se você nunca tentar.”
Você está paralizado? Seus clientes têm medo? A vida ta meio assim “ok”? Precisamos sair da inércia. André Foresti (Diretor de planejamento da F/Nazca S&S) escreveu no Unplanned, o texto #bundamolice, medo nosso de cada dia – sobre medos, erros, planejamento e a vida, que vale muito a pena ler. E reler. E ler de novo. Pra nos lembrar sempre.
O site Razões para Acreditar traz dicas que podem te inspirar a ser mais feliz. O primeiro passo é o autoconhecimento. Não está contente com algo na sua vida? Mude sem medo. Esteja aberto a isso. Mudar é sempre bom e é mudando que você chega no seu melhor, no que você busca. Aceite também o que você não pode mudar, isso ajuda você a não desperdiçar tempo, energia e nem se chatear. São ideias simples, mas bacanas que valem a pena serem lidas aqui.
Uma reflexão super interessante no Papo de Homem: “Crie Mais do que Consome“. O texto conta um pouco do que acontece em nossa mente quando consumimos de maneira atenta, a importância dos sentimentos, da emoção e como transformar consumo em criação. O mais importante? Tudo isso acontece quando MUDAMOS a maneira de fazer e enxergar as coisas na nossa vida. Erre, aprenda, faça diferente: experiências fora do comum introduzem novas conexões neurais e aumentam as chances de conceitos únicos serem descobertos. Ta aí a mudança. Leia mais aqui. Se preferir, veja o original em inglês escrito por Mikael Cho (fundador do oomf) aqui.
Por fim, para nos lembrar sempre: NUNCA PARE DE SE QUESTIONAR. Não está feliz? MUDE! Sem medos. A mudança é a única constante em nossa vida.
“For the past 33 years, I have looked in the mirror every morning and asked myself: ‘If today were the last day of my life, would I want to do what I am about to do today?’ And whenever the answer has been ‘No’ for too many days in a row, I know I need to change something.” Steve Jobs
Imagens: Shutterstock.