FTCMag Cooltura Como alguns jogos de raciocínio estão inseridos na cultura popular
Cooltura

Como alguns jogos de raciocínio estão inseridos na cultura popular

Um aspecto importante da cultura popular são os jogos de raciocínio, conhecidos por treinarem de modo significativo a lógica dos jogadores e por sua relevância no desenvolvimento da inteligência em diversos níveis. Abaixo apresentamos algumas informações sobre o poker e o xadrez, os mais populares da atualidade, e mostramos como eles estão inseridos na cultura popular.

Poker

Ao falarmos de jogos de raciocínio mundialmente populares, não podemos deixar de mencionar um dos mais conhecidos: o poker. O objetivo principal é que os jogadores formem uma combinação com cinco cartas, normalmente utilizando as duas que possuem em mãos e as cinco que ficam dispostas na mesa. Desde que surgiu, na década de 1930, o poker aparece como entretenimento em filmes, séries, músicas. Um bom exemplo são os famosos longa-metragens de James Bond.

O jogo de cartas passou a ser adaptado a novos formatos a fim de acompanhar as mudanças sociais e tecnológicas dos últimos tempos. Atualmente o poker pode ser encontrado em diversas plataformas online e de entretenimento, as quais além de tutoriais sobre estratégias de jogo também oferecem senhas freeroll, isto é, um código de acesso aos melhores torneios gratuitos de poker online, com prêmios e bônus especiais.

O poker também apresenta elementos culturais interessantes. Um exemplo disso é que, nas competições norte-americanas, os jogadores tendem a se encontrar somente durante as partidas, enquanto que nos torneios europeus os participantes costumam ficar hospedados no mesmo hotel. Essa é apenas uma dentre as tantas diferenças que acontecem de país para país no que diz respeito ao universo desse jogo de mesa. 

Xadrez

Outro jogo de raciocínio que possui um apelo muito grande na cultura popular é o xadrez, o qual já ganhou até mesmo uma releitura no Brasil, com personagens do folclore brasileiro como Curupira, Boitatá e Mula-sem-cabeça. Muitos argumentam que o surgimento do xadrez se deu no século VI, na Índia. No entanto, algumas pesquisas apontam que possa ter surgido cerca de 200 anos antes na China, isto é, no século III a.C.

O xadrez é praticado em um tabuleiro que conta com 64 casas, e de cada lado dele ficam dispostas 16 peças. O objetivo principal é que um dos jogadores dê um xeque-mate em seu oponente, o qual ocorre quando o rei inimigo é capturado. 



Bem como o poker, o xadrez também se adaptou aos novos tempos e aos avanços tecnológicos, sendo possível encontrá-lo no formato online e com detalhes muito realistas. Além disso, ganhou ainda mais adeptos após o lançamento da série ‘O Gambito da Rainha’. O show, que até então conta com apenas uma temporada, acompanha a história de uma jogadora genial da modalidade que enfrenta alguns problemas pessoais. Fez tanto sucesso que há indícios de que a série possa ganhar uma segunda temporada.

Como podemos ver, estes jogos possuem um papel relevante na cultura popular, ajudando a enriquecer diversos segmentos do entretenimento, além de estimular o raciocínio e promover laços mais fortes entre as gerações que se dedicam a jogar esta modalidade. 

Sair da versão mobile