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Como criar um ótimo logotipo para um aplicativo

Uma imagem e um texto lado a lado. Qual chama mais atenção? A prática mostra que as pessoas se lembram rapidamente mais de ícones e desenhos do que do próprio texto. E quando falamos em marcas, um logotipo simples não é suficiente para criar uma identidade corporativa. Se não for feito corretamente, pode atrapalhar parcial ou completamente a imagem do seu site, ou do seu negócio.

Hoje em dia, consumidores gastam uma porcentagem grande de seu tempo nas mídia digital ou em aplicativos móveis, portanto uma empresa precisa explorar as variadas estratégias como extensão de sua imagem de marca.

Como criar um logotipo

Ao pensar em um logotipo para um app, muitas vezes a disponibilidade de recursos financeiros é uma das coisas mais importantes. Podemos obter um logo de várias formas e tudo vai depender da experiência do profissional e do tipo de serviço que você está buscando. 

Atualmente, existem várias ferramentas gratuitas e pagas que funcionam muito bem para criar logotipos profissionais e de alta qualidade para o seu negócio. Você pode:

1. Encomendar o serviço a um designer/freelancer;

2. Encomendar o logotipo um estúdio de design;

3. Utilizar ferramentas criadas especialmente como o Photoshop, Corel, Adobe Illustrator;

4. Usar um criador de logotipos on-line;

Por que meu app precisa de um ícone?

Em primeiro lugar, o principal objetivo é gerar a confiança aos consumidores. Os clientes que usam seus produtos ou serviços devem se lembrar facilmente do seu logo, portanto, este símbolo deve ser simples, único e memorável. Os ícones de aplicativos também são uma maneira interessante de personalizar os devices.

Algumas dicas sobre como fazer um logotipo para aplicativos

Primeiro de tudo devemos lembrar que o ícone deve ser simples, original e que passe o conceito necessário. Uma boa pesquisa de concorrentes e tendências deve ser feita. Você pode até considerar a criação de vários ícones antes de decidir e comparar para escolher aquele que mais se conecta aos usuários, ou seja, os testes A/B ajudarão ainda mais a empresa a projetar o aplicativo com elementos e recursos que serão apreciados pelos usuários finais.

O design do logo deve corresponder ao esquema de cores selecionado pela marca e centrado no usuário. É também importante que tudo esteja em conformidade com as regras. Se for criado para Android, por exemplo, personalize a experiência do usuário pensando nisso. Os ícones para iOS também precisam estar em de acordo com as regras da Apple.

Existem certas recomendações universais para que o ícone desempenhe as funções atribuídas. Confira:

1. O logotipo deve corresponder à funcionalidade

Ao desenvolver um aplicativo móvel, a empresa deve definir e implementar as diretrizes da marca – logotipos, imagens, tipografia e esquemas de cores. A interface e o ícone devem ter aproximadamente a mesma aparência. Além disso, é preciso garantir que o aplicativo forneça conteúdo/informações originais e relevantes aos usuários da maneira mais atraente. O ícone foi criado e deve:

– Mostrar os recursos/ sobre o que é o app;

– Corresponder ao estilo da aplicação e ao seu esquema de cores;

– Se destacar no meio da multidão;

– Ficar bem tanto em fundos claros como escuros;

2. A imagem tem de ser escalável

Em uma aplicação móvel, o seu ícone é exibido tanto na página inicial como em submenus. Assim, o tamanho da imagem precisa será diferente. É muito importante que a imagem seja legível e todos os detalhes devem ser personalizados pensando em diferentes experiências do usuário. Variantes de exibição podem ser verificadas utilizando o recurso Appsparky, por exemplo.

3. O ícone deve ser único e atender às expectativas

Não se deve esquecer que o ícone irá competir com muitas imagens semelhantes. Se foi criado algo único, isso é metade do sucesso da aplicação como um todo. O que se pode fazer a este respeito:

– Pesquisa de imagens que já existem no seu nicho. Veja quais os ícones que se destacam e faça as coisas de forma diferente. Nunca copie imagens existentes;

– Não se feche em apenas um caractere e cores para criar um ícone. Tente experimentar mais;

– Preste atenção aos ícones das aplicações dos games: neste nicho, há menos formalidade e mais oportunidades para a criatividade;

– Utilize um elemento particular relevante da sua marca para criar o ícone. O Twitter, por exemplo, faz isso.

4. Escolha o melhor nome e não abuse do número de letras

Vamos pegar como exemplo as redes sociais. Não há mais do que duas composições no nome (o Facebook é um excelente exemplo). Ao nomear o aplicativo, lembre-se de que deve ser fácil de pronunciar, e uma palavra mais curta pode fazer com que os usuários também identifiquem o conceito. Avalie as possibilidades e nunca una uma marca e um nome incompatíveis. Os detalhes visuais desempenham um grande papel.

5. Mantenha o reconhecimento

Qualquer pessoa deve reconhecer o símbolo e nome criados, tudo deve ser claro num relance. Isto torna a marca fácil de lembrar. E a imagem deve ser compreensível em qualquer país, independentemente da língua. Um exemplo muito bom de um ícone do YouTube. O ícone é baseado em uma simples imagem de um visualizador de vídeo ligado.

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