follow-the-colours-12-motivos-seu-cerebro-precisa-ferias-01

Se o cérebro tivesse vida própria, sem dúvidas ele estaria descansando em uma bela praia do Caribe, pegando um pouco de sol ao invés de preso no escritório diante da tela de um computador. Mas por que, afinal, 57% dos trabalhadores brasileiros terminam o ano sem tirar suas devidas férias? Embora 92% trabalhe 40h por semana ou mais, quase 40% acham que não tem como justificar o tempo de folga, mesmo quando precisam descansar.

A gente já até falou aqui o quanto é importante espairecer: a maioria das ideias inovadoras sempre acontecem fora do trabalho. São as coisas simples do dia a dia que ajudam a dar um impulso na sua criatividade. Você também pode exercitar seu cérebro durante o ano todo. Como? Ao viajar, praticar um hobby, ouvir música, meditar. Sim, muitas dessas coisas você só consegue realizar ao dar uma pausa. Pois é, o ‘hiato’ é muito necessário.

Foi pensando nisso que a Expedia.com.br desenvolveu esse infográfico – e um vídeo – com alguns motivos pelos quais tirar férias é uma necessidade vital, além de ajudar a aumentar a produtividade, a satisfação, a saúde e até a inteligência. Confira:

infografico-cerebro-precisa-ferias_ok

Estes são alguns motivos pelos quais férias são vitais para ajudar você a:

SER MAIS INTELIGENTE

Sair de férias pode ajudar você a aliviar sua mente de todo o caos da vida cotidiana. Quando estamos relaxados, há atividade perceptível em áreas do cérebro que os cientistas acreditam estarem associadas ao processamento de experiências passadas. A reorganização do cérebro facilita a geração de novas ideias e soluções de problemas que podem ter sido ignoradas.

SER MAIS SAUDÁVEL

Férias são boas para seu coração. Os hormônios do estresse podem causar o estreitamento dos vasos sanguíneos, elevando a pressão sanguínea. Estudos demonstraram que deixar de tirar férias pode levar a um aumento do risco de doença coronariana e ataques cardíacos. O costume de tirar férias anuais pode reduzir o risco da doença em 21%, ajudando você a ter uma vida longa e saudável.

follow-the-colours-12-motivos-seu-cerebro-precisa-ferias-02

SER PRODUTIVO

É fácil perder o foco quando se trabalha por horas a fio. Além disso, já foi comprovado que a prática tem um efeito negativo no desempenho cognitivo. Um estudo da Ernst & Young identificou que cada 10 horas de folga geravam um aumento de 8% nas avaliações de desempenho. Além disso, explorar destinos culturais é uma ótima forma de estimular a criatividade.

SER MAIS FELIZ

A vida parece muito melhor depois de um pouco de descanso e lazer, com benefícios que vão da melhora do sono à diminuição do risco de depressão. A conexões neurais que produzem a sensação de tranquilidade podem enfraquecer quando não há tempo de folga, tornando mais difícil atingir esse estado no longo prazo. Somente quando estamos livres de fontes de estresse externas é que podemos relaxar o bastante para ficarmos tranquilos e nos recuperarmos.

Permita que sua mente e seu corpo se recuperem para que você possa ser uma pessoa melhor! E se você curte viajar nesse período, está aqui um pouco mais de inspiração para fazer as malas!

Imagens dos cérebros: Shutterstock.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários