Now Reading
5 dicas básicas para tirar boas fotos com o seu smartphone

5 dicas básicas para tirar boas fotos com o seu smartphone

fotos smartphone dicas

As fotos feitas pelo celular ficam melhores com alguns cuidados básicos. Veja dicas de como tirar boas fotos com o seu smartphone!

A maioria dos smartphones atuais contam com câmeras de qualidade, o que facilita o momento de fazer registros especiais. Porém, as fotos podem ficar ainda melhores ao seguir algumas dicas básicas.

Essas dicas, que vão de truques de enquadramento ao uso de apps diferentes, dão condições para que a foto feita pelo smartphone tenha o máximo de qualidade. Assim, todos os seus registros ficarão com uma estética mais bonita.

Mas antes de começar, é muito importante checar a memória do celular. Afinal, não tem nada mais chato do que parar um momento divertido para excluir arquivos, tentando decidir o que fica e o que sai.

Uma saída simples é fazer o backup do seu smartphone. Além de existirem programas específicos para a tarefa, você mesmo pode fazer o backup ao enviar os dados para o seu computador via Drive ou cabo USB.

Fez o backup? Então, conheça 5 dicas para tirar boas fotos com o seu smartphone!

1. A limpeza da lente

Ao longo do dia, pegamos no smartphone dezenas de vezes. A cada toque, levamos suor e partículas de sujeira para sua superfície, incluindo a lente da câmera.

Por isso, antes de fazer um registro, certifique-se que as lentes frontal e traseira estão bem limpas. Vale passar um paninho seco para garantir a qualidade do registro.

E saiba que além de sujar a câmera, o contato com a pele também pode provocar o travamento da tela. Sabe quando o smartphone é ativado tantas vezes que bloqueia a senha? Dependendo do caso, somente uma assistência técnica ou softwares como o Dr.Fone conseguem resolver.

Para quem não conhece, o Dr.Fone é um kit de ferramentas para smartphone, que conta com o recurso de desbloqueio de tela, reconfiguração do sistema, backup (tão importante que falamos acima), entre outras funções. É mais uma dica para você guardar, para quando precisar.

2. Grade na câmera

Muitas vezes, quando tiramos uma foto pelo smartphone, não conseguimos ter certeza se uma pessoa ou objeto está bem enquadrado.

O que nem todo mundo sabe é que a maioria dos celulares possuem uma ferramenta de grade (grid) na câmera como recurso extra.

Para ativar, basta acessar as configurações da câmera. Depois, quando você tirar uma foto, essas linhas guias vão aparecer na tela, o que ajuda a centralizar corretamente o objeto principal e criar composições ainda melhores.

3. De olho no foco

Se os seus registros costumam ficar desfocados, uma das dicas para tirar boas fotos com o seu smartphone é se certificar de que o foco está direcionado para o local certo.

E no smartphone isso é bem simples de ser feito! Basta posicionar a câmera em direção ao que você quer fotografar e tocar na tela onde está o item de destaque, o que deve ser o foco.

Algo bem simples, mas que faz toda a diferença no resultado de uma fotografia!

4. Evite dar o disparo pelo botão de volume

Na maioria dos smartphones, é possível tirar uma fotografia no app da câmera ao apertar o botão de volume.

O problema é que, quando fazemos esse movimento de pressionar, é muito comum que a nossa mão trema. Como resultado, temos fotos desfocadas e sem qualidade.

Por isso, sempre que possível, tente fazer o disparo pela tela mesmo, e não pelo botão de volume. Essa atitude simples deixará suas fotos mais nítidas.

5. Considere apps de fotografia

Para finalizar as dicas para tirar boas fotos com o seu smartphone, é interessante considerar instalar alguns apps especializados em fotografia.

O TrueHDR é uma boa opção para tirar fotos com o recurso HDR de alta qualidade. HDR é um tipo de registro onde são tiradas uma foto com super exposição e outra com baixa exposição, para juntar ambas em uma só com total equilíbrio de cores.

Você também pode conhecer apps de edição, que aplicam filtros e trabalham as cores após o registro. O Ultralight é uma possibilidade bastante popular, ainda que existam vários apps de edição disponíveis.

Suas fotos ainda melhores

Não tem como negar que o smartphone deixou nossa vida muito mais prática, inclusive no quesito fotografia. Agora, não precisamos mais levar uma câmera profissional: é possível fazer boas fotos com o celular.

E para que suas elas fiquem ainda melhores, vale seguir essas dicas básicas, que são simples de aplicar mas que fazem uma boa diferença.

Assim, um registro que já era especial, ficará mais bonito!

Um bom fotógrafo de fato não é aquele que tem o melhor equipamento, mas sim aquele que tem um bom olhar e domina as técnicas!

Scroll To Top