Now Reading
5 dicas de livros infantis bem coloridos para inspirar as crianças

5 dicas de livros infantis bem coloridos para inspirar as crianças

livros infantis coloridos lúdicos

follow-the-colours-livro-criancas-leitura-ludica

Sabemos que os livros infantis podem auxiliar (e muito!) no desenvolvimento cognitivo, na compreensão narrativa, no processo de alfabetização e no vocabulário da criança. Mas ainda há mais! Eles podem ser uma parte fundamental do desenvolvimento dos pequenos como um todo, para ajudá-la a se perceber como um ser no mundo.

Conforme a criança vai começando a participar com mais consciência da vida coletiva, ela percebe que precisa lidar com milhares de questões: a família, a escola, os amigos, a rotina, o mundo, os aprendizados, os sentimentos, os desejos, os medos, os arrependimentos – e as expectativas que tem diariamente, a invadem desde muito cedo.

O meu filho de cinco anos por exemplo, já está lidando com perguntas filosóficas. ‘O que eu preciso para ser eu?’ Em uma outra ocasião, ele quis saber se era melhor ser do bem ou do mal. Não posso e nem quero deixar de dialogar com ele, mas posso aproveitar a ajuda de uma leitura para incentivá-lo a explorar suas questões.

follow-the-colours-livros-criancas-coloridos-ludicos-pexels-photo-69097

Bons livros infantis permitem que a criança se reconheça dentro da história ou da ilustração e perceba sua própria existência. De uma maneira lúdica, ela pode compreender seus sentimentos, se colocar no lugar do outro, ter respostas para suas perguntas e ainda pensar em novas perguntas.

E tem algo ainda mais precioso que o livro proporciona: o prazer. A criança que identifica isso como uma atividade prazerosa, nunca mais vai sofrer de tédio.

Além de tudo isso, ler com as crianças é uma maravilha! Cada vez que minha filha pequena percebe algo novo no livro, seus olhos brilham e os meus lacrimejam. A descoberta do mundo é algo emocionante de se acompanhar! Pensando nisso, selecionei 5 dicas de livros infantis bem coloridos para inspirar os seus filhos. Confira:

follow-the-colours-livros-para-criancas-aperte-aqui

1 – Aperte Aqui. Livro escrito e ilustrado por Hervé Tullet;

Hervé Tullet é um escritor e ilustrador francês que está abraçando o mundo todo com sua literatura. Muito divertido e criativo, é conhecido como “príncipe da pré-escola”, justamente por conseguir se conectar com crianças que ainda não sabem ler.

Esse livro mais parece um brinquedo. Com ele nas mãos, a criança vai fazer muito mais do que folheá-lo. Ela vai sacudir, assoprar, apertar, entortar a cabeça, sonhar, refletir, conhecer e amar a ideia!

follow-the-colours-livros-criancas-monstros-de-cores

2 – O Monstro das Cores. Livro escrito e ilustrado por Anna Llenas;

A história é simples e por isso mesmo é que faz tanto sentido. A Autora espanhola Anna Llenas é psicóloga, e conseguiu através da sua ilustração e literatura apresentar às crianças as emoções básicas do ser humano.

O monstro parece estar muito confuso e sentindo tudo ao mesmo tempo. Sua amiga, então, o ajuda a separar as emoções em cores e coloca-las em potinhos. Lindo!

follow-the-colours-livro-criancas-a-grande-questao-2

3 – A Grande Questão. Livro escrito e ilustrado por Wolf Erlbruch;

O escritor e desenhista alemão Wolf Erlbruch um dia se deparou com uma grande questão: ‘Para que existimos?’ Em busca de respostas, ele perguntou ao pato, ao jardineiro, à mãe, à menina e mais outros seres encantadores. E suas respostas viraram esse livro.

Para acompanhá-las, o autor fez ilustrações lindas com colagens, que conseguirem trazer cor, leveza e ao mesmo tempo certeza. Se é que é possível ter – certeza – sobre essa questão!

follow-the-colours-livro-criancas-13-palavras

4 – 13 Palavras. Livro escrito por Lemony Snicket e ilustrado por Maira Kalman;

Quem já leu ‘Desventuras em Série’ conhece o escritor Lemony Snicket (pseudônimo do norte-americano Daniel Handler) e sabe como ele escreve divertidamente. Quando juntou-se com a Maira Kalman, ilustradora israelita, que fazia as ilustrações para as capas da revista The New Yorker, deu uma combinação linda: o livro 13 Palavras.

A partir de 13 palavras, aparentemente aleatórias, Lemony e Maira criaram esta história sobre uma passarinha melancólica e um cão que tenta agradá-la a todo custo, oferecendo-o até bolos e chapéus. (Imagem acima: Daniela Farias)

livros-infantis

5 – Grande Pequeno. Livro escrito por Blandina Franco e ilustrado por Lollo;

Blandina Franco é escritora, Lollo é ilustrador, e eles são um casal. Na literatura e em casa. Conseguem com muito humor, explorar temas importantes ou apenas causar um grande prazer com seus livros.

Grande Pequeno é uma ideia super bem-humorada de falar do adulto quando era criança. Sabe quando você olha alguém muito maduro, seguro e no auge de ser adulto e pensa: “Será que ele tirava meleca do nariz quando era criança?”. Então: o livro é todo assim. Poético, lúdico e colorido!

E você? Tem alguma publicação para nos indicar?

Imagens dos livros: Divulgação. Imagens do texto: Unsplash, Pexels.

Scroll To Top