dicas vídeo sucesso

Os vídeos são essenciais para qualquer pessoa ou empresa se destacar nas redes sociais. Afinal, são excelentes formas de se comunicar com seguidores de forma clara e concisa — principalmente com todas as possibilidades que temos hoje em relação a plataformas e ferramentas. Vídeos no Facebook, no Instagram que vão além do feed de notícias, vídeos ao vivo (Live), vídeos nos stories, short vídeos, no YouTube, a lista não para.

Este tipo de conteúdo promove uma conexão genuína, por isso, hoje compartilhamos com você algumas dicas para fazer vídeos de YouTube de sucesso e, assim, arrasar nesta rede social!

1. CONTEÚDO DIFERENCIAL

Antes de fazer qualquer vídeo, pare um pouco para pensar! Hoje em dia existe tanta gente fazendo vídeo que na hora de criar é super importante ter a certeza de que você está tendo uma ideia boa. E também algo que seja diferente e surpreendente.

Não caia no erro de produzir algo que outra pessoa já fez. Quando se pode ter o original, ninguém vai querer uma cópia, não é mesmo?

E isso é válido para qualquer tipo de tema: vídeos de viagem, de jogos online, de gastronomia, de humor,… Ou seja, é muito importante que você seja crítico e pense no que pode mostrar de original, tentando responder à questão: “será que alguém tem interesse nisto?!”

Pense também no futuro e se daqui a cinco ou dez anos, você vai estar confortável assistindo a esse conteúdo. Não se esqueça: uma vez na rede, sempre na rede!

2. TUDO EM ORDEM, TUDO LEGAL

Também é super importante você fazer tudo dentro da legalidade. Respeite as cláusulas do YouTube (ou de outros programas ou redes sociais de vídeo) e também os direitos autorais. Isso é sobretudo importante sempre que você tiver que usar imagens ou músicas. Hoje em dia temos tantos efeitos sonoros para músicas e bibliotecas de imagem gratuitas que não faz sentido você se meter numa fria por causa de direitos autorais. Além disso, pense como você se sentiria se alguém usasse seu material sem sua autorização.

Se ainda não está convencido, lembre-se que poderá acabar com seu vídeo suspenso e perder todas as visualizações. Você não vai querer isso depois de tanto trabalho, tenha certeza!

dicas vídeo sucesso

3. QUESTÕES TÉCNICAS IMPORTAM, SIM!

Também essencial é saber o básico para fazer boas edições de vídeo. A apresentação é super importante e uma forma de cativar mais gente e conseguir novos seguidores.

Além das edições, também a qualidade do som é super importante, assim como uma imagem bonita e atrativa.

Se você se sente inseguro, por que não investir em um curso e aprender alguns truques para melhorar seus vídeos?

4. MANTENHA SUA COMUNIDADE ENGAJADA

Por último, nunca negligencie sua comunidade! Lembre-se de comunicar e trocar ideias com seus seguidores. O YouTube e outros sites acabam sempre dando mais visibilidade aos canais com mais interações. Por isso, deixe curtidas e comente de volta, faça perguntas, elogie, apoie o trabalho de quem você gosta. É super importante manter seus seguidores ativos no canal e também interessados no seu trabalho. Temos certeza que você gostaria que as pessoas fizessem isso com você!

dicas vídeo sucesso

5. ESTEJA PRESENTE EM OUTRAS PLATAFORMAS

Hoje em dia também é bom estar presente em outras redes sociais. Por isso, não se esqueça de divulgar seu canal também no Facebook, no Instagram ou no Tik Tok. Quanto mais gente acompanhar seu trabalho, mais visualizações e mais compartilhamentos terá – algo essencial se quiser espalhar suas ideias na Internet.

Também pense nisso: compartilhe sempre suas redes postando os links. Facilite o trabalho dos seus seguidores!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários