Now Reading
5 dicas para vencer a procrastinação

5 dicas para vencer a procrastinação

procrastinação

As coisas, na maioria das vezes, são menos complicadas do que parecem. Veja alguns recursos e estabeleça prioridades contra a procrastinação

*Este post foi desenvolvido em parceria com a BetterHelp.

Todo mundo já experimentou a procrastinação pelo menos uma vez na vida. Em algum momento, ignoramos uma tarefa de casa ou deixamos de fazer um trabalho para participar de uma atividade mais agradável.

Mas qual é a diferença entre procrastinar e ser preguiçoso? Enquanto o procrastinador troca as tarefas, fazendo algo de menor importância para não fazer a atividade principal, o preguiçoso não faz nada. Procrastinar é simplesmente o ato de adiar o cumprimento de algo que precisa ser realizado.

E embora, consciente ou inconsciente, empurrar algumas atividades possa ser uma boa ideia naquele momento, geralmente é preciso ‘pagar’ por essas distrações mais tarde.

Porém, há várias maneiras de ensinarmos o cérebro a ser mais produtivo e menos distraído. A mente, de forma geral, “se rende” à procrastinação porque tem preferência pela recompensa imediata.

Para vencer a procrastinação, é preciso examinar seus processos internos e praticar os hábitos. Estes, ajudam e podem ser muito úteis, como visitar e trabalhar em sua cafeteria favorita.

Com a ajuda da BetterHelp, fonte confiável sobre saúde mental, trazemos algumas dicas sobre o assunto e seus efeitos. Confira:

Organize sua lista de tarefas

A maioria das pessoas procrastina ou porque está sobrecarregada com uma montanha de tarefas que precisam ser realizadas ou porque não sabem por onde começar. Por isso, tente escrever uma lista com as tarefas que precisam ser realizadas, colocando desde os itens mais importantes (dê prioridade para as urgências) até os menos importantes.

Uma vez que começar, você também poderá ver que algumas tarefas são bem menos difíceis e menos estressantes do que pensava. Preencha a lista de tarefas com atividades que são fáceis de cumprir no dia a dia também, sejam elas qual for – colocar água nas plantas e carregar o celular.

Assim, você conseguirá aumentar o sentimento de realização e de motivação. É legal depois riscar ou dar um check no que já foi concluído. Não esqueça: as coisas mais importantes primeiro!

Se recompense por um trabalho bem feito

Depois de concluir sua lista de tarefas, considere recompensar a si mesmo! Ao fazer isso, você se sentirá mais encorajado a continuar trabalhando. As recompensas podem incluir um passeio no parque, uma xícara de café na cafeteria favorita ou uma pequena pausa para seus hobbies.

Não se sobrecarregue

Listas sim, mas você nunca deve se sobrecarregar com as tarefas. Tente não se cobrar muito ou pensar em fazer tudo o que precisa ser feito naquele dia, isso ajuda a planejar suas atividades. Por exemplo, planeje as tarefas que são possíveis de realizar naquela segunda-feira, em vez de querer que tudo o que deveria ser feito até o final da semana seja concluído em 24h.

Reforce o senso de continuidade. Ou seja: é possível deixar para amanhã algo? Tem alguma coisa pra hoje que não é tão importante assim? Entenda também que nem sempre os planos vão sair como planejamos, isso só vai trazer melhorias para o seu futuro e comportamento.

Tenha um parceiro de responsabilidades

Se você sente que ainda não consegue parar de procrastinar, chame um amigo! Peça a ele ou a algum ente querido para responsabilizá-lo. Eles poderão enviar lembretes de tarefas ou ajudá-lo a mantê-lo focado. Quando você tem um parceiro de responsabilidades, é mais provável que você atinja seus objetivos.

Também lembre-se: somos muito mais gentis com nossos amigos ou outras pessoas do que com nós mesmos. Então seja seu próprio amigo e normalize os erros quando for preciso. Essa atitude ajuda a controlar as emoções, a seguir em frente e a não ficar paralisado pelos sentimentos negativos.

Mexa seu corpo

Por fim, mexer o corpo também pode ajudar na procrastinação. Você pode mover-se apenas mudando de ambiente. Por exemplo, em vez de trabalhar em sua mesa de casa, tente trabalhar na biblioteca local. Outra maneira é, claro, com alongamentos e exercícios suaves. Fazer pequenos movimentos entre as tarefas pode mantê-lo focado.

Incorporar movimento em um dia sedentário pode trazer o impulso de energia que era necessário. Mexer-se causa o aumento do fluxo sanguíneo, e o aumento do fluxo sanguíneo traz energia, o que pode ajudar a redefinir sua mente e assim ter mais foco.

Scroll To Top