A mulher empreendedora está, cada vez mais, à frente de negócios, gerenciando empresas de pequeno a grande porte. Não importa onde, sempre em busca de conhecimento e maneiras para se reinventar 

Ser uma mulher empreendedora nos dias atuais é um desafio, ainda mais quando falamos em um mundo tão competitivo e cheio de preconceitos. Alguém que está à frente de uma família e é, também, empreendedora, por exemplo, tem um desafio duplo, mas isso não deve significar desistência.

Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE, mostram que cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil e que em 2018 elas já eram 34% dos “donos de negócio”.

O GEM (Global Entrepreneurship Monitor), que é a principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, com dados de 49 países, mostrou, em sua última edição (2018), que o Brasil ficou em sétimo lugar no ranking de proporção de mulheres à frente de empreendimentos iniciais (menos de 42 meses de existência).

No mesmo caminho, o Relatório Especial de Empreendedorismo Feminino no Brasil, divulgado pelo Sebrae no ano passado, aponta que 48% dos MEIs (Microempreendedores Individuais) são mulheres.

As mulheres brasileiras empreendedoras gostam de utilizar ferramentas online e as usam para facilitar vendas e o dia a dia de negócio. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Facebook, em 2017, os negócios gerenciados por mulheres tendem a ter mais uso de ferramentas do que os gerenciados por homens.

As ferramentas online são recursos que facilitam a vida de qualquer empreendedor, ajudando em atividades simples, mas que, no final, permitem uma vida mais sossegada e com resultados interessantes. Neste artigo, 5 ferramentas online que podem ajudar mulheres a terem melhor desempenho em seus negócios:

APLICATIVOS DE REUNIÕES ONLINE

Em tempos de home-office em alta, estas ferramentas nunca estiveram tão populares. Os aplicativos de reuniões online são grandes aliados de qualquer empreendedor, hoje em dia.

Se antes eram utilizados exclusivamente por quem vivia de home-office e muito pouco explorados pela grande maioria, depois de 2020, tornaram-se indispensáveis. As distâncias se encurtam com as reuniões online, por isso, a mulher empreendedora precisa apostar em ferramentas como essa, que facilita totalmente a rotina.

Utilize para conversar com fornecedores, funcionários, colegas de profissão, enfim, não adie reuniões e não perca tempo porque a agenda não bate. Vá além e otimize o seu tempo.

DICAS: Use plataformas como Zoom, Skype, MicrosoftTeams, WhatApps, Google HangOut, Slack, GoToMeeting.

FERRAMENTA DE GESTÃO DE ATIVIDADES

Outro recurso que vale a pena destacar para empreendedoras que precisam organizar processos. Gerenciar atividades pode não ser fácil, principalmente se você trabalha com uma empresa de serviços ou um e-commerce.

Com as ferramentas de gestão de atividades, você consegue incluir a sua equipe e criar quadros com todos os processos necessários para a finalização de uma atividade. Dá para incluir determinadas pessoas em quadros diferentes, compartilhar arquivos, fazer comentários, adicionar tarefas, enfim, são muitas possibilidades.

Se você ainda não utiliza as ferramentas online de gestão de atividades, está perdendo tempo.

DICAS: Trello, Quire, Asana, Slack, GoogleSheets, Taskboard.

EDITORES DE DOCUMENTO ONLINE

Os editores de documentos online vieram revolucionar a forma como se cria e como se armazena arquivos. Documentos de texto, planilhas, apresentações e vários outros tipos de arquivos podem ser criados, editados e gerenciados pelos editores online.

Os mais populares você já deve conhecer, são os famosos Google Docs e One Drive (Microsoft). Todos os dois são disponibilizados gratuitamente até um limite de armazenamento. Para ter mais benefícios, as empresas cobram assinaturas.

Com os editores online é possível compartilhar arquivos com qualquer pessoa e permitir que outras pessoas tenham total ou limitado acesso ao arquivo.

ARMAZENAMENTO NA NUVEM

O armazenamento na nuvem é uma maneira de ter acesso aos documentos de forma segura e a qualquer hora. O armazenamento na nuvem é uma revolução e deve ser explorado por quem quer ter controle de arquivos importantes.

Salve documentos em PDF, PPT, DOCX e muitos outros formatos na nuvem. Hoje, muitas empresas disponibilizam seus serviços para que pessoas comprem pacotes de armazenamento.

Ah, e uma dica importante: se o problema for economizar no tamanho do documento, dá para utilizar outras ferramentas que ajudam na hora de armazenar. Por exemplo, se você tem um arquivo em PDF que seja muito pesado, pode usar serviços de sites especializados para comprimir PDF e deixá-lo em um tamanho mais leve e pronto para ser armazenado na nuvem.

APLICATIVOS DE MENSAGENS

Os aplicativos de mensagem devem ser mais explorados por quem deseja ter sucesso empreendendo. Populares nos últimos 8 anos, aplicativos como o Whatsapp e Telegram permitiram interação em tempo real e uma forma de se comunicar profissionalmente jamais vista anteriormente.

A mulher empreendedora pode usar esta ferramenta para criar grupos, compartilhar documentos, se conectar com clientes e criar oportunidades interessantes para a expansão do seu negócio!

O FTC traz conteúdo informativo e criativo sobre arte, design, cultura, decoração, tecnologia, gastronomia, tatuagens, viagens e muito mais!

FTC – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários