Gastronomia programas shutterstock

Aqui a gente também gosta de comer com os olhos. Por isso, hoje trazemos algumas dicas de programas, documentários e séries bacanas para quem curte comida boa, gastronomia, culinária, bons restaurantes, ótimas histórias e inovação na cozinha.

Além disso, as indicações falam sobre criatividade, paixão pelo que se faz e a perfeita combinação dos alimentos. Bateu aquela fome? Inspire-se com esses 5 programas:

chefs table netflix programas gastronomia

1) Chef’s Table: A série original do Netflix visita seis dos maiores chefs do mundo em seus restaurantes nos mais diferentes lugares. Cada um dos episódios acompanha um nome aclamado: Ben Shewry (Melbourne, Austrália), Magnus Nilsson (Järpen, Suécia), Francis Mallmann (Buenos Aires, Argentina), Niki Nakayama (Los Angeles, EUA), Dan Barber (Nova York, EUA) e Massimo Bottura (Modena, Itália).

Cada episódio traz um foco diferente, e isso é que é o mais legal. Massimo, por exemplo, fala sobre como foi difícil introduzir uma culinária mais moderna na Itália, a chef Niki sobre como foi para a sua família (super tradicional) aceitar seus pratos contemporâneos inspirados na comida oriental, além dos desafios de ser uma chef mulher no mundo de hoje.

Por que você deveria ver? A série não fala só sobre comida, mas sim, sobre as histórias de cada um dos profissionais, incluindo suas dificuldades, o acaso e as mudanças na vida para chegarem onde estão hoje.

As imagens são incríveis, os diferentes estilos de cada um dos chefs encantam e nos fazem refletir sobre várias coisas: como a gastronomia realmente permeia uma cultura, como é importante dar valor a cada um dos alimentos, a sorte em um emprego, a busca pelo sucesso. Dá vontade de fazer uma reserva com cada um deles!

(As meninas do Indiretas do Bem fizeram um post muito bacana falando sobre as lições que aprenderam com cada capítulo, vale a pena também ler).

programa gastronomia masterchef brasil 2

2) Masterchef: o reality show é baseado no consagrado formato original de mesmo nome exibido pela BBC no Reino Unido. A franquia já passou pela Austrália, Canadá, Espanha e já foi protagonizada até por crianças (Masterchef Junior).

O programa no Brasil é apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão e os jurados são os chefs Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Paola Carosella. A segunda temporada começou recentemente e passa na Band e no TLC.

Por que você deveria ver? Assim como Erick Jacquin, todo mundo só quer comer comida boa. Mas, o Masterchef mostra que muitos participantes não sabem bem o que é isso, e nem tem ideia do que é ser realmente um chef de cozinha.

Enquanto isso, outros, com profissões totalmente distintas (enfermeiros, policiais), tem muito potencial e cozinham maravilhosamente bem. Gente como a gente que tenta se reinventar e fazer acontecer. Mas, como diz Fogaça, “Vacilou, tá fora!”. Nem sempre os melhores chegam até a final, mas apenas um poderá o grande vencedor. Nem por isso devem deixar o seu sonho de lado, né?

programas gastronomia Claude Batista que marravilha chato pra comer

3) Que Marravilha! Chato pra Comer: Com certeza você tem uma amiga ou amigo que separa a comida no prato, não gosta disso, daquilo, e assim vai. Pois bem. No novo programa de Claude Troisgros no GNT, a cada episódio, o chef francês encara uma dura tentativa de “converter” pessoas difíceis para comer.

Claude cria receitas especiais justamente com os ingredientes que fariam os participantes correrem para longe do prato.

Por que você deveria ver? Claude tem uma simpatia incrível, assim como Batista. O programa é descontraído e divertido, e a gente nunca sabe (e sempre quer ver!) se o “chato pra comer” vai conseguir raspar o prato com a combinação que os chefs propõem.

Além disso, as receitas são sempre possíveis de serem adaptadas para a nossa cozinha naquele dia que queremos fazer um jantarzinho diferente. É uma cozinha na maioria das vezes descomplicada e com muito sabor.

Receita de Viagem com Bel Coelho programas gastronomia

4) Receita de Viagem com Bel CoelhoPara ela, viajar em busca de ingredientes e das origens das receitas do Brasil é parte importante do seu trabalho autoral. Bel Coelho viaja o país de norte ao sul para redescobrir suas histórias, sua cultura e seu povo por meio dos sabores da cozinha nacional.

A série que passa no TLC mostra Bel em diversos destinos diferentes. No episódio de estreia, por exemplo, a chef visitou Belém e fez um passeio pelo Mercado Ver-o-Peso, onde vai atrás dos segredos do tacacá e conhece a produção artesanal de chocolate da dona Nena.

Em Minas, Bel aprende a fazer o tradicional pão de queijo, faz um queijo em uma fazenda orgânica e degusta um dos melhores cafés do país, além de criar uma receita de pato junto com a dona do local, usando os grãos.

Por que você deveria ver? A cada parada, descobrimos um pouco mais das belezas e diversidades do Brasil. É impressionante ver como que a diversidade gastronômica do nosso país se traduz em incríveis histórias, personagens, receitas e ingredientes – são elementos que acabam nos conectando com as nossas origens de alguma forma.

Bel busca também o fazer do modo antigo, o respeito ao campo, às tradições, às vontade da natureza, receitas passadas de geração para geração, onde sabor e cultura se misturam.

Tastemade Brasil programas gastronomia

5) Tastemade BrasilA Tastemade é a primeira rede global focada exclusivamente em comida do YouTube, que conta com um conteúdo super bacana com parceiros do mundo todo. Ao acessar, você encontra vídeos deliciosos com receitas, dicas de lugares para saborear um prato especial e séries exclusivas. Quem tem Apple TV também pode assistir ao vivo o Tastemade Brasil pelo aplicativo facilmente.

Por que você deveria ver? A Tastemade reúne alguns dos blogs e sites brasileiros mais legais sobre culinária como I Could Kill for Dessert, Cozinha para 2 ou 1, Panelaterapia e muitos outros.

Recentemente, para o canal próprio da rede no país, foram lançados alguns programas especiais como o “Tá com Sede?”, “Prato do Dia” e “Rendez-Vous à Paris”, 3 novas séries originais. Tem também uma que fala sobre Comida de Boteco, Comidas de Cinema e mais. Cuidado, dá muita água na boca!

E você? Já assistiu algum desses? Tem outro para nos indicar? São muitos programas de culinária e gastronomia legais – com certeza teremos que fazer outros posts sobre, não?

Imagem topo: Shutterstock.

Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram e Tumblr para updates.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários