Now Reading
6 hábitos para melhorar sua memória

6 hábitos para melhorar sua memória

melhorar a memória

*Este artigo foi desenvolvido em parceria com a BetterHelp.

Muitas pessoas se esforçam para ter uma memória melhor. As memórias são produzidas por meio de conexões entre neurônios que vão acontecendo conforme você vive experiências novas. Quando estas experiências se repetem, a informação é armazenada e pode ser acessada de modo mais rápido pelo seu cérebro.

Quanto mais foco e atenção damos ao que vivemos, mais lembranças poderemos ter. A boa notícia é que o cérebro é altamente mutável e adaptável, por isso pode ser treinado para oferecer uma melhor função cognitiva e uma mente mais forte.

Algumas pessoas querem melhorar sua memória também por causa de um histórico familiar de doença de Alzheimer ou demência. Para turbinar a capacidade de se recordar de fatos, acontecimentos e pessoas, cuidar da saúde é de importância crucial.

Com os seguintes hábitos e dicas, você pode melhorar sua memória agora e no futuro. Descubra como vitaminas, como os ácidos graxos ômega-3 e rotinas diárias podem estabelecer uma mente mais forte.

Implemente bons hábitos de sono

A maioria das pessoas não sabe que dormir pode melhorar sua memória e até transformá-los em uma pessoa com mais energia. É por isso que é crucial implementar bons hábitos de sono, já que muitas pesquisas apontam que nossa memória é consolidada essencialmente durante o sono. Dormir muito pouco ou ter um sono agitado pode ter muitos efeitos negativos na saúde física e mental.

Quando você descansa bem, consegue reter mais informações coletadas ao longo do dia. É por isso que muitos professores aconselham seus alunos a estarem descansados antes de uma grande prova.

Adicione vitaminas e minerais em sua dieta

Existem também certos alimentos que podem aumentar a memória. Os médicos incentivam comer os que são ricos em ácidos graxos ômega-3 para ajudar a fortalecer os neurônios. Você pode encontrar ômega-3 em vários peixes.

Outros alimentos que podem ajudar são aqueles com ferro, magnésio, zinco e antioxidantes. Vegetais verde escuros como couve, brócolis e espinafre turbinam a saúde, fortalecem a imunidade e, ao reduzir pressão arterial e colesterol, dão mais força para o cérebro.

Portanto, é importante lembrar que nenhum ingrediente específico fará com que você se lembre de tudo o tempo todo. É melhor comer os diferentes tipos de vitaminas e minerais diariamente.

Pratique, pratique, pratique

Você já deve ter ouvido a frase “a prática leva à perfeição”. Quando praticamos algo, estamos nos fortalecendo e treinando para um propósito. Se você deseja melhorar sua memória, você deve testar sua memória.

Muitas pessoas treinam a memória frequentemente praticando quebra-cabeças, palavras cruzadas, decifrando enigmas, jogos de cartas ou utilizando aplicativos, o que é uma coisa boa. Com prática e treinamento, você pode aprender a se lembrar das coisas com mais eficiência.

Pratique exercícios regularmente

De acordo com a Harvard Medical School, “muitos estudos sugeriram que as partes do cérebro que controlam o pensamento e a memória são maiores em volume em pessoas que se exercitam do que em pessoas que não o fazem”. Ao se exercitar regularmente, você tem aumento na função cerebral.

Muitos médicos sugerem também meditar; isso ajuda a aprimorar o foco e a concentração, importantes para a consolidação das memórias e para a saúde física e mental. Considere correr, tai chi, ioga ou até fazer um treinamento de força.

Cuide da sua saúde mental

Quando as pessoas não cuidam de sua saúde mental, elas se sentem muito mais estressadas ou ansiosas a maior parte do tempo. O estresse pode afetar indiretamente a capacidade de manter uma memória decente. Por causa do estresse, podemos nos lembrar incorretamente de eventos ou simplesmente não nos lembrar deles.

Técnicas simples como prestar atenção à respiração e ouvir sons relaxantes na natureza ajudam a aliviar as tensões e ativar a atenção. Ao cuidar de sua saúde mental, você também está praticando a boa saúde cerebral.

Tente algo novo

À medida em que envelhecemos, pode ser confortável assumir um padrão. Por isso, tentar algo novo também pode melhorar sua memória! Semelhante a treinar seu cérebro, quebrar a rotina força você a trabalhar suas funções e capacidades cognitivas. Manter um cérebro ativo ajuda você a se lembrar e reter melhor as informações.

Você pode tentar um novo hobby, como tricô, andar de bicicleta ou dançar. Outras opções que exigem mais concentração também podem ajudar, como aprender um novo instrumento ou idioma. Quando você tenta algo novo, o cérebro é levado a acreditar que precisa reter aquele conhecimento e, assim, melhora a capacidade de memorização.

Scroll To Top