Que tal se lembrar sempre desses ingredientes para incluir na sua rotina?

follow the colours cérebro memória criatividade

Esqueceu o que você estava procurando? Está difícil lembrar nomes? O deadline está chegando e nada daquela ideia surgir? Se a criatividade está em baixa, saiba que pode ser culpa da sua alimentação. Além do avanço da idade, do cansaço e do estresse, uma refeição deficiente de nutrientes pode influenciar (e muito!) no nosso dia a dia.

Felizmente, pesquisadores de todo o mundo estão vasculhando a terra à procura de ingredientes que possam melhorar a nossa saúde e dar um boost (impulso) no cérebro. Selecionamos então, algumas substâncias que podem ser importantes para a memória. Anote!

follow the colours cérebro memória criatividade

1) Salmão

Um dos nutrientes necessários para um cérebro mais ativo é o ômega 3, o maior responsável pela saúde mental. Vários estudos têm mostrado que uma dieta que contêm quantidades generosas da substância tem grande potencial para melhorar o desempenho cognitivo e o funcionamento do cérebro. Além disso, ajuda a gravar informações, a recuperar a memória e diminuir a demência. O ômega-3 também reduz o nível do colesterol, o risco de desenvolver a doença de Alzheimer e aumenta a eficiência dos receptores de serotonina no cérebro, ajudando no bom humor. Vale comer também outros peixes de água fria como o atum, arenque e sardinha.

2) Café

Segundo pesquisa da Universidade de Innsbruck na Áustria, cerca de 2 xícaras de café por dia aumentam a nossa atenção, a atividade cerebral e ajudam na memória. Outro estudo realizado por pesquisadores do Instituto Nacional Francês de Saúde também descobriu que mulheres com mais de 65 anos que bebiam 3 ou mais xícaras de café por dia eram melhores ao recordar palavras do que as que consumiam pouco ou nada de café.

3) Chocolate

Você pode trocar uma xícara de café por uma de chocolate quente se preferir. Um estudo descobriu que adultos mais velhos, com 73 anos de idade na média, que bebiam 2 copos de cacau todos os dias tiveram o fluxo sanguíneo do cérebro e a memória aprimorada. Vale comer também chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau, fonte de flavonoides, os antioxidantes associados a saúde do cérebro.

4) Chiclete

Se o seu deadline está chegando e nada de você ter insights, tente um chiclete. Durante um estudo, pesquisadores da Universidade de Cardiff descobriram que mascar chiclete nos ajuda a ter reações mais rápidas e maior concentração. A goma de mascar ajuda a focar em tarefas que exigem mais atenção por um longo período de tempo.

follow the colours cérebro memória criatividade exercícios físicos

5) Morango, tomate, amoras, mirtilos e uvas

Algumas frutas e legumes têm fisetina, um composto que é super importante para estimular o cérebro, proteger o sistema nervoso e prevenir o envelhecimento das células. Além de terem fisetina, as uvas vermelhas e roxas também são ricas em flavonoides, substância também presentes no suco de uva, vinho tinto, cacau, chá verde, mirtilo e amoras.

6) Açafrão e Curry

Programe um jantar semanalmente naquele restaurante indiano que você tanto gosta. Pesquisadores descobriram que a curcumina, ingrediente principal do açafrão e curry em pó, retarda a formação de depósitos de placas associados ao desenvolvimento de Alzheimer. É comprovado cientificamente também, que o curry ajuda a prevenir o câncer e doenças cardíacas.

7) Beterraba

Carregada de nitratos, a beterraba ajuda na dilatação vascular e pressão arterial. Os nitratos aumentam o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro, melhorando o desempenho mental.

8) Espinafre e couve

As folhas verdes contêm antioxidantes e carregam uma quantidade significativa de ácido fólico. Estudos mostram que os alimentos ricos em folato ajudam na memória diminuindo a inflamação, além de melhorarem o fluxo sanguíneo do cérebro. Além disso, o ácido fólico mantém os níveis baixos de homocisteína, aminoácido ligado a um maior risco de doença cardíaca.

Via/ Via. Imagens: Shutterstock.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários