O fotojornalista Steve McCurry, famoso pelo retrato da menina afegã que foi destaque na capa da revista National Geographic em junho de 1985, é mestre em contar histórias ao capturar uma única imagem.

Pensando nisso e usando seu trabalho como referência, a Cooperative of Photography (COOPH – Cooperativa de Fotografia), uma comunidade focada na arte, criou um vídeo simples para ensinar algumas dicas de composição para qualquer pessoa criar fotografias ainda melhores, assim como McCurry faz.

O vídeo leva os espectadores a conhecer a regra dos terços, a prestar atenção nas linhas naturais das paisagens, observar cores e contrastes e outras dicas que podem te ajudar a mudar a cara das suas fotos. Assista:

9 dicas de composição para tirar fotografias ainda melhores:

Fotografia dicas perfeita regra dos terços

1) Use a regra dos terços. Na imagem, desenhe mentalmente um “jogo da velha”. Os pontos importantes da sua foto devem ficar em alguma das 4 convergências dessas linhas desenhadas.

Fotografia dicas perfeita profundidade

2) Use linhas naturais para guiar o olho e concentrar a imagem. O uso contínuo dessas linhas também adiciona profundidade para a fotografia.

Fotografia dicas perfeita diagonal

3) Linhas em diagonal criam movimento.

Fotografia dicas perfeita enquadramento

4) Faça enquadramentos naturais como nessa foto, que usa como moldura as janelas.

Fotografia dicas perfeita contraste cores

5) Encontre um contraste entre o objeto e o fundo. Observe suas cores.

Fotografia dicas perfeita foco

6) Preencha o enquadramento ao aproximar-se e focar nas pessoas e objetos.

Fotografia dicas perfeita olho centro

7) Posicione o olho dominante da pessoa no centro da fotografia. Isso dá a impressão de que ele “segue” você.

Fotografia dicas perfeita padrões

8) Padrões e repetições são esteticamente agradáveis, mas a composição também fica interessantíssimo quando esse padrão é interrompido.

Fotografia dicas perfeita simetria

9) Crie fotos simétricas. A simetria é agradável aos olhos.

Lembre-se de que essas composições são importantes, mas que as regras existem para serem quebradas. O ponto é se divertir enquanto fotografa, criar suas próprias maneiras e estilos, expandir o seu olhar. Espero que goste!

Via.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários