A publicação foi lançada no dia em que o conflito na Síria marcou 8 anos sem previsão de paz. Conheça “Amal e a viagem mais importante de sua vida”!

Este ano, a guerra da Síria completa 8 anos de impasse, ainda sem um desfecho. O conflito já causou muitas mortes, separações e discussões relacionadas à imigração e refugiados. Muitas vezes, é difícil falar sobre um tema tão complexo e profundo. Por aqui, já citamos o livro “O Diário de Myriam”, escrito por uma garota síria e que ganhou o mundo todo.

Agora, um novo livro é lançado pela jornalista brasileira Carolina Montenegro, com o apoio do ACNUR – a agência da ONU para refugiados. “Amal e a viagem mais importante de sua vida” é um livro infanto-juvenil que conta a história de uma menina que atravessou cidades e mares sozinha em busca de proteção em outro país.

A história é fictícia, mas baseada em relatos reais que a jornalista ouviu em suas coberturas e também como membro da equipe da ONG Médicos sem Fronteiras. Carolina sempre trabalhou com temas relacionados ao Oriente Médio, sendo também autora do livro “Sobre jasmins, bombas e faraós”, um relato sobre as manifestações da Primavera Árabe.

A divulgação oficial do livro aconteceu em São Paulo, no dia 15 de março de 2019, data que marca o início do conflito na Síria. A publicação, lançada pela Editora Caixote, está disponível no formato impresso e também digital. Esta versão conta com ilustrações animadas feitas por Renato Moriconi – também responsável pelas imagens da obra impressa – além de locuções e trilha sonora.

O livro-aplicativo estará disponível para download nas lojas App Store e Google Play e a sua compra é um meio de arrecadar fundos para projetos do ACNUR. Ao baixar o livro, é possível escolher se você deseja pagar por ele e qual a quantia. A versão digital contém diferentes locuções, com sotaques e entonações, feitas por pessoas ligadas com o tema de alguma forma.

“O ACNUR apoia e acredita no livro “Amal” como estímulo à educação, sensibilizando professores e leitores e atuando para que os direitos dos refugiados sejam respeitados”, diz a agência da ONU.

AMAL E A VIAGEM MAIS IMPORTANTE DE SUA VIDA

‘“Amal, você precisa partir, e logo!”

Foi assim que o avô disse à menina síria que ela precisaria deixar o país para fugir da guerra. Sozinha. Ela só tinha 12 anos.

“Amal” é uma narrativa literária cheia de aventuras, perigos e de coragem. A menina viaja desde a Síria até a Turquia e depois Grécia e Itália, sozinha, de carona, à pé e até de bote improvisado. Pelo caminho, conhece crianças na mesma situação, mas vindas de outros países e contextos. O livro revela o drama nas circunstâncias de cada uma delas, mas também a coragem e a determinação. É, em outras palavras, uma homenagem às milhões de crianças refugiadas e, em especial, aquelas centenas de milhares que viajam sós pelo mundo para sobreviver.

A jornada de Amal ensina a respeito de coragem, resiliência e diversidade, já que a própria menina encontra em seu caminho crianças de diversos lugares. Todas estão na mesma triste situação, mas cada uma carrega um contexto e uma história particular. O livro coloca, assim, um holofote na situação de milhões de crianças refugiadas no mundo e que viajam sozinhas em busca de sobreviver.’

Para comprar a versão aplicativo do livro, basta pesquisar pelo nome nas lojas App Store ou Google Play. Já a versão impressa pode ser adquirida pelo site da Editora Caixote.

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade. Escreve um blog sobre meio ambiente, sustentabilidade e consumo consciente. Também se dedica a cozinhar, como forma de prazer e arrisca novas receitas no tempo livre.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários