Exposições de arte pipocam pela cidade de São Paulo. A diversidade é tão rica que, muitas vezes, fica difícil acompanhar o ritmo e visitar tudo o que inspira vontade. Foi pensando nisso que surgiu o Artikin. Confira:

follow-the-colours-aplicativo-arte-Artikin-03

A experiência de encontrar arte ao vivo e à cores é simplesmente incrível. Pode-se chegar mais perto e perceber pinceladas nunca imaginadas, formas maravilhosas, cores e texturas impossíveis de serem enxergadas virtualmente. Vivenciar arte é emoção e vida.

Mas um dia, de repente, você fica sabendo que as criações do seu artista favorito estavam sendo expostas em determinada galeria e, pronto! O tempo passou, a informação não chegou até você, e lá se foi uma bela oportunidade! Como saber de tudo o que rola no universo artístico e aproveitar as melhores oportunidades, de acordo com o seu estilo de vida e seus horários?

follow-the-colours-aplicativo-arte-Artikin-01

Foi pensando na acessibilidade artística que o Artikin surgiu. O projeto é baseado em um aplicativo para celular que mostra as exposições mais interessantes que estão acontecendo no momento na cidade.

O Artikin disponibiliza as exposições em contagem regressiva, deixando no topo as que estão prestes a se despedir das galerias, proporcionando informações necessárias com uma linguagem objetiva e clara: “Queremos que todos possam experimentar mais arte”, afirma Eduardo Biz, diretor da plataforma.

follow-the-colours-aplicativo-arte-Artikin-05

O app possui filtros que customizam uma agenda especial e também um mapa, indicando as exposições mais próximas de onde você está. Organiza de forma simples uma agenda cultural com exposições escolhidas a dedo pela curadoria do projeto, dando a possibilidade de você fazer o seu próprio calendário, de acordo com seus interesses.

No youtube, o app ainda disponibiliza vídeo aulas sobre arte contemporânea. O projeto também oferece tours em pequenos grupos pela capital paulista, dirigidos por um especialista em arte, e um guia impresso contendo as melhores exposições de cada mês. Legal, não?

follow-the-colours-aplicativo-arte-Artikin-02

“Acreditamos que a arte é uma fonte de conhecimento sobre os mundos e nossa existência; uma fonte de inteligência emocional. A contemplação da arte concebe poderosos fluxos de pensamentos que fazem evoluir o autoconhecimento. Artikin acredita que o conhecimento traz força e empodera” – diz Eduardo.

Por enquanto, o aplicativo realiza a cobertura apenas na área de São Paulo. No entanto, outras cidades serão incluídas no projeto, em breve: “Queremos nos aproximar de instituições e parceiros que nos ajudem a elaborar novos projetos, para que você visite mais exposições e aprenda mais sobre arte”. Você pode ser um colaborador do Artikin clicando aqui.

O nome do projeto remete à ideia da passagem tempo, ligada à agenda dinâmica e em movimento do aplicativo: “the clock is ticking… art is ticking”: Artikin – Voilà! 

Por aqui, já testamos e adoramos a novidade!

follow-the-colours-aplicativo-arte-Artikin-06

Confira algumas obras disponíveis no Tumblr do Artikin:

Rimon Guimarães

Gustave Courbet, “The Wrestlers” (1853)

Francis Picabia

Lauren Pelc-McArthur

Baixe o app gratuito, disponível para IOS e Android, e fique por dentro de toda as exposições! Acompanhe o Artikin pelo Instagram, Facebook, Snapchat, Tumblr, Youtube e através do blog.

Viciada em açúcar, Marina Gallegani é movida pelas forças da natureza e tem fome de liberdade. Jornalista, escritora e fotógrafa amadora, se entrega às cores da vida e sonha com viagens ao redor do mundo. Em constante reconstrução, acredita ser eterna e tem a certeza de que o sorvete é uma das fórmulas da felicidade.

Marina Gallegani – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários