Em uma das mais importantes aulas de história da arte que tive, o professor, renomado crítico de arte, falava sobre Monet. Um Monet, daqueles clássicos exemplos do impressionismo, não se pode ser observado de muito perto. Por isso, diante daqueles grandes, enormes quadros, cheios de luz em vitórias-régias francesas, costumam haver bancos, para que o espectador possa se sentar e apreciar a vista. Monets costumam te tomar por inteiro. É algo realmente impressionante! (Não é à toa o nome do movimento artístico!)

Observar arte é considerado prática contemplativa e relaxante para uns, objeto de estudo para outros. Mas em tempos de quarentena, o acesso a arte parece mais e mais distante. (Saudades banquinho em frente ao Monet!)

O mercado não está totalmente parado, artistas produzem, obras são divulgadas e vendidas, e, importantes discussões sobre a indústria cultural acontecem. Mas, claro, tudo com certo distanciamento, já característico de nossa época.

Com quase tudo acontecendo online, hoje já podemos visitar museus como a casa da Frida Kahlo, no México, assistir à lives e cursos sobre arte e, incrivelmente, até ir ao banheiro do Banksy. Aqui temos dicas incríveis do que acontece nos próximos dias no mundo (virtual) da arte. Vida longa à plataformas como Google Arts e Culture!

1 – MAD

O Museu de Artes e Design de New York oferece cursos online e visitações super interessantes, com direito a comentários de curadores e da equipe do museu. Saiba mais sobre o projeto “Behind Closed Doors”.

2 – WHITNEY

O museu nova-iorquino de arte moderna tem talks, aulas sobre a coleção e filmes acontecendo quase diariamente. E você pode participar online. Veja tudo aqui.

3 – CHRISTIE’S

A casa de leilões mais famosa do mundo, além de fazer eventos online, onde você pode comprar arte online, também faz acontecer aulas online sobre história da arte. Clica aqui pra saber mais

4 – GUGGENHEIM

O icônico museu também traz diversos programas online, como tours e séries especificas para crianças, acontecendo semanalmente. Vale a pena os passeios e aulas!

5 – MAM

Uma dica para lá de legal, aqui, em terras tupiniquins, é seguir o MAM-Recife no Instagram. O Museu tem feito vários projetos e posts educativos sobre sua história e sua arte. Confira mais aqui

Jornalista, pós-graduanda em Práticas Contemplativas e Mindfulness pela PUC-Rio. Aquariana, viciada em café e podcast, acredita na humanidade mas tem fortes dúvidas sobre Deus.

Gabriela Pimenta – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários