Imagem por Ben Kolde

As redes sociais são assim: quando não lançam novas funcionalidades ou atualizações relevantes, os próprios usuários criam tendências dentro da plataforma. Fica até difícil acompanhar tudo o que rola, já que tudo muda o tempo todo.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para quem está começando seu perfil. Vem com a gente:

O QUE COLOCAR NA BIOGRAFIA DO INSTAGRAM?

A biografia no Instagram tem um papel fundamental para o público conhecer o seu perfil e conseguir identificar com o que trabalha. Por isso, é bom você caprichar. Ela é o primeiro contato que as pessoas tem com você ou com a sua marca. Aproveite então, a força do Instagram para dar mais visibilidade ao seu negócio.

A bio no Insta é uma forma resumida de mostrar ao usuário o que ele vai encontrar neste perfil. Ou seja, é um jeito de destacar os seus serviços e meios de comunicação.

Segundo o blog Todos Apps é importante saber o que colocar na biografia do instagram e ter o básico, mas não um textão que confunda ele.

DICAS PARA FAZER A BIO DO INSTAGRAM

A bio no instagram possui um limite de 150 caracteres. Portanto: 

Use emojis: eles ajudam a informar ideias bem menos complexas e de cara mostram informações que todo usuário procura como e-mail, telefone, endereço. Só cuide para não exagerar.

Conte com um bom CTA  (apelo à ação): neste espaço é possível divulgar um produto ou serviço que vá direto para o link de venda, no qual o usuário pode conhecer melhor o serviço.

Utilize as palavras chaves na bio: com o que você trabalha ou venda precisa estar claro na sua Bio do Instagram.

Quebra de linha: as informações podem ser separadas por quebra de linha. Se você sempre quis saber como as pessoas conseguem colocar quebra de linha e outras coisas legais na sua bio, o truque é simples: use o Word, ou outro editor de texto. Depois, cole o texto que fez no Instagram! Simples, não?

É importante que a sua biografia tenha as seguintes informações:

• Nome, o que faz, venda, site, localização;

Para se inspirar, procure outros perfis profissionais que você gosta e acompanha;

Lembre-se que você pode editar e mudar a sua Bio quando sentir necessidade. Ou seja, quando estiver trabalhando com um novo produto, negócio, ou marca, não deixe de expor isso.

É importante caprichar, para atrair mais pessoas que se interessam pelo seu perfil, e assim ganhar cada vez mais espaço no Instagram.

E quando falamos em conteúdo?

Imagem por Katka Pavlickova

SEU CONTEÚDO NO INSTA

Primeiro de tudo, quando você começa a postar algo no Instagram, é preciso saber qual o assunto que você vai falar sobre. Qual seu público? As pessoas estão no Instagram para ver histórias com as quais se identificam. Sejam para consumir produtos, aprender a se maquiar, ver arte, se inspirarem com novos destinos de viagem e etc. Qual seu nicho?

Definido isso, conte histórias legais, que motive, inspire os outros, mostre coisas bacanas, gere emoções.

Relevância se adquire sendo paciente. Não adianta comprar seguidores, achar que existe mágica. Números não são tudo. O trabalho é de formiguinha, e deve ser informativo, trazendo inspiração, boa curadoria, conteúdo bom.

Depois disso, você deve definir se seus posts trarão mais fotos, vídeos, gifs. Não vale esquecer da legenda. Textos bem escritos são imprescindíveis. As hashtags são importantes. Você pode aumentar o alcance dos seu posts com elas (as pessoas que se interessam por determinado assunto, te acham através daquela hashtag), portanto pesquise as mais usadas no próprio Instagram.

Imagem por Josh Rose

Feito isso, existem milhares de aplicativos que podem te ajudar a ter imagens com uma estética legal. Selecionamos algumas ferramentas para te ajudar a explorar alguns recursos bacanas e que são tendência na rede também:

1 – FILTROS: VSCO e os próprios filtros do Instagram

2 – EFEITO VINTAGE: HUJI CAM e Kamom Camera / Vídeo com efeito Vintage: 8mm Vintage Camera

3 – PARA REPOSTAR CONTEÚDO: REPOST

4 – Para STORIES: Inshot e Unfold

5- PARA MONTAR LAYOUTS FACILMENTE: Canva

Imagem por Hans Vivek 

Feito isso, mãos à obra crescer sua rede social e divulgar seu conteúdo para o mundo pelo Insta!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


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