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Estado Flow: 5 dicas para chegar ao auge da produtividade

Estado Flow: 5 dicas para chegar ao auge da produtividade

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Muito além do foco, o estado flow tem sido amplamente buscado. Mas a habilidade de induzir este estado mental vai além da disciplina e da prática. Como podemos ter esse auge da produtividade?

Muito além do foco, o estado flow ou de fluxo, conceito criado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, tem sido amplamente buscado. Estudos mostram que ele é o auge da produtividade. Mas a habilidade de induzir este estado mental vai além da disciplina e da prática; um fator que facilita este processo é estar em um ambiente propício.  

O especialista e CEO do escritório quadoo arquitetura corporativa, Paulo Junior, explica ao FTC que o estado flow é caracterizado pelo estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente imersa no que está fazendo. E dentro deste paradigma a distração é a principal inimiga. “Estar em um ambiente propício para os pensamentos criativos é essencial para induzir o estado mental de flow. O que vai muito além de um lugar silencioso ou organizado. Estamos falando de um contexto mais amplo. Em nossos projetos, por exemplo, utilizamos a neuroarquitetura e os conceitos de bem-estar visando justamente proporcionar estas estratégias”.

O estado flow também depende de um ambiente que apoie o descanso

Paulo explica que promover um ambiente de trabalho agradável, por exemplo, apoia muito colaboradores a alcançarem este estado mental no trabalho. “É quase impossível entrar no estado flow se você está em um ambiente inadequado, onde você não sente bem ou que gera algum desconforto. Por exemplo: uma luz inapropriada, um mobiliário desconfortável ou até as cores do ambiente. Cada detalhe deve ser pensado para cumprir seu objetivo. Tudo precisa ser planejado tendo em vista o seu efeito sobre a equipe”.

É preciso lembrar ainda que, além dos estímulos, outro fator importante é que o ambiente apoie o descanso. Segundo estudos, quando as pessoas não se sentem criativas ou não conseguem entrar em flow, geralmente, alguns elementos podem estar sendo negligenciados. E um deles é o descanso mental e/ou até social. “Jardins ou ambientes como as salas de descompressão em empresas podem ser úteis para estes momentos. Geralmente é um local oferecido para que se desconecte um pouco por meio de um momento de relaxamento. O objetivo principal é fazer com que volte às atividades revigorado, com total energia e produtividade. Além disso, esses espaços podem oferecer atividades que auxiliam na conexão social ou atividades divertidas, como jogos e espaço de leitura”.

Ambientes que propiciam relaxamento e descanso aumenta a chance de voltar às atividades com total energia e produtividade

O que é o estado flow?

O conceito flow foi identificado pela primeira vez em 1975 e popularizado pelo psicólogo croata Mihaly Csikszentmihalyi. De acordo com ele:

“É um estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida em uma sensação de energia, prazer e foco total no que está fazendo. Em essência, o flow é caracterizado pela imersão completa no que se faz, e por uma consequente perda do sentido de espaço e tempo”.

O estado de fluxo é composto por 6 etapas importantes: 

  1. Concentração intensa na tarefa à sua frente;
  2. União de ação e consciência – “ser e fazer tornam-se uma coisa só”;
  3. Perda de consciência de si mesmo;
  4. Plenitude ou senso de controle pessoal sobre a situação;
  5. Uma distorção da percepção de tempo;
  6. Experiência autotélica, ou o fato de a atividade em si ser intrinsecamente recompensadora, em vez do resultado dela.

O efeito do estado de fluxo, como também é chamado, é tão poderoso sobre o cérebro que, nessas condições, a produtividade pode aumentar em até cinco vezes, de acordo com um estudo da consultoria empresarial Mckinsey & Company.

Mas afinal, como atingir este estado de fluxo?

Aqui, um pequeno resumo e 5 dicas de como atingir este estado no trabalho, no dia a dia, em seus hobbies:

  1. Mente e corpo saudáveis e descansados;
  1. Ambiente livre de distrações – como falamos mais acima;
  1. Evitar o multitasking;
  1. Ter objetivos claros e realizar feedbacks;
  1. Possuir um desafio compatível com as suas habilidades, na medida certa e seu interesse na atividade;

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