A gente já falou por aqui sobre o Concurso Mundial de Design da Electrolux, o Electrolux Design Lab, que convida estudantes do mundo todo para desenvolverem projetos inovadores relacionados a design, sustentabilidade e praticidade. Em 2014, com o tema “Criação de Casas Saudáveis”, a marca buscava produtos, acessórios, bens de consumo e serviços em 3 áreas: prazer na gastronomia, cuidados com tecidos e purificação do ar.

Foram mais de 1.700 inscritos e entre os 35 melhores da semifinal, estão dois projetos brasileiros: o Orbis de Guilherme Lopes Pedro (Unesp) e o Feasy de Haline de Oliveira Pinto (UFRJ). Além dos vencedores escolhidos pelo júri, teremos a votação do público. Quem ganhar leva o prêmio de mil euros e um estágio remunerado de 6 meses em um centro global de design da Electrolux.

follow-the-colours-design-lab-intro

Nós adoramos saber que os dois estão concorrendo com ideias tão bacanas! E em conjunto com o Electrolux Design Lab, o FTC é apoiador oficial do projeto de Haline. Haline criou um organizador de comida modular que armazena, otimiza a temperatura e a umidade ideal de cada alimento, já que pode ser controlado separadamente.

Conversando com Haline sobre os refrigeradores disponíveis no mercado hoje e as promessas para o futuro, ela nos mostrou que muita coisa pode ser diferente. Contou um pouco mais sobre o Feasy e disponibilizou uma pesquisa interessantíssima que traz 10 alimentos que nunca devem ser guardados na geladeira convencional. Dá só uma olhada:

follow-the-colours-tomate-shutterstock_138710372

1 – Tomate: eles perdem todo o seu sabor. O ar frio no refrigerador para o processo de amadurecimento, o que dá aos tomates mais sabor, além de alterar a sua textura. De acordo com Harold McGee no livro “On Food and Cooking” (“Sobre comida e cozinhar”, em tradução livre), a temperatura fria rompe as membranas no interior dos frutos, deixando-os “farinhentos”. Dica: Mantenha seus tomates em uma tigela ou cesta em cima do balcão da cozinha.

follow-the-colours-manjericao-shutterstock_205580575

2 – Manjericão: murcha bem mais rápido se deixado na geladeira, e também absorve todos os cheiros das comidas em torno dele. Para mantê-lo fresco, deixe dentro de uma xícara com água. Se deseja armazenar manjericão por mais tempo, pode congelá-lo.

follow-the-colours-batata-shutterstock_112622522

3 – Batata: manter a batata na temperatura da geladeira transforma o amido em açúcar mais rapidamente. O resultado é uma batata doce e dura. Você pode armazena-las dentro de um saco de papel em um local seco e fresco, como uma despensa. Sacos de papel funcionam melhor do que o plástico, porque eles são respiráveis. Tudo isso vale para a batata-doce também!

follow-the-colours-cebola-shutterstock_153473570

4 – Cebola: se você colocar cebolas na geladeira, a umidade vai deixá-las macias e mofadas. Mantenha em um lugar seco, fresco e separada das batatas – pois quando estão juntas, se deterioram mais rápido.

follow-the-colours-abacate-shutterstock_107614922

5 – Abacate: se quiser que abacates amadureçam, definitivamente não os coloque dentro da geladeira. Mas, se você comprou um abacate já maduro e não quer comer de imediato, faça o caminho inverso! Geladeira neles!

follow-the-colours-alho-shutterstock_171186863

6 – Alho: igual a cebola, o alho pode começar a brotar, além de ficar borrachudo e mofado. Mantenha em um lugar seco e fresco.

follow-the-colours-pao-shutterstock_147502799

7 – Pão: a temperatura fria seca o pão rapidamente. Coloque na geladeira a menos que o pão seja cortado como o de forma e você pretende comê-lo em poucos dias.

follow-the-colours-azeite-shutterstock_193533122

8 – Azeite: irá condensar e adquirir uma consistência dura, como uma manteiga. Você deve armazenar o azeite em local fresco e escuro.

follow-the-colours-cafe-shutterstock_151707236

9 – Café: se você deixar o café na geladeira, ele vai perder o seu sabor e assumir alguns dos odores dos alimentos em volta. Armazene o café em um lugar fresco e escuro. Grandes quantidades dos grãos podem ser guardadas no freezer, no entanto.

follow-the-colours-mel-shutterstock_115307500

10 – Mel: não há necessidade de armazenar mel na geladeira – ele vai ficar bom, basicamente para sempre, se você simplesmente mantê-lo hermeticamente fechado. Ao colocar na geladeira, ele pode cristalizar.

follow-the-colours-design-lab-2014-electrolux-feasy

Legal, não? O Feasy é apenas conceito, mas olha como poderia nos ajudar nesse aspecto:

-Centralização da comida: não precisaríamos de prateleiras, tupperwares e geladeiras;

-Organização: visualização de todas as compras, facilitando a escolha dos alimentos e economia de tempo;

-Conservação: você evita o desperdício de alimentos ao planejar o consumo organizando os alimentos em porções;

-Temperatura: condições perfeitas para cada tipo de alimento e economia de energia;

follow-the-colours-electrolux-design-lab-feasy-haline-oliveira-02

Gostou? Agora dê uma ajuda para Haline chegar até a final. Vote no Feasy!

Lembrando que todos que votarem podem concorrer a uma viagem para Paris para assistir à final do Design Lab. Pelo concurso ser global, as participações devem ser em inglês. Boa sorte!

FB_post_FTC_DL

Via. Imagens alimentos: Shutterstock.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários