Basta o usuário escolher cinco cores para que o Google Art Palette organize milhares de obras com tons similares. 

 

Inovação e tecnologia são duas palavras que com certeza vêm à mente de qualquer pessoa quando se fala a respeito do Google. E a empresa leva muito a sério esse posto que ela detém. Hoje, com tantos aplicativos de localização e pesquisa, é quase impossível pensar nossas vidas sem o Google.

E umas das possibilidades mais legais de toda essa modernidade é exatamente poder conhecer lugares no mundo todo com apenas um computador. É claro que as experiências reais ainda são muito mais ricas, mas não podemos negar que o ambiente virtual trouxe mais acessibilidade, já que nem todo mundo poderá ir à Paris, por exemplo, ou conhecer as pirâmides do Egito.

Nesse sentido, o Google tem investido cada vez mais nas tecnologias virtuais. Com navegação simples, seus diversos aplicativos permitem que a gente conheça desde uma rua antes de ir a um lugar desconhecido até visitar um quadro famoso em uma parede de museu e ter em questão de minutos todas as informações a respeito da pintura.

Em março deste ano, a empresa lançou mais um aplicativo relacionado às artes e que pode ser usado como ferramenta de estudo para especialistas ou também como plataforma educativa por professores para seus alunos. Por meio do Google Art Palette, uma extensão do Google Arts & Culture, é possível analisar as paletas de cores que compõem diferentes obras de arte.

GOOGLE ART PALETTE

As buscas podem ser feitas de diversas maneiras. Uma delas é combinando cinco tons diferentes que, juntos, devem estar presentes em alguma obra. O bom dessa opção é que ela permite conhecer novas pinturas a partir das cores que a compõem. Uma outra forma de pesquisa é fazendo o upload de uma imagem direto do seu computador. Nesse caso, os algoritmos do aplicativo analisarão as cores contidas na foto e darão diversas opções de obras com os mesmo tons.

Há também a opção surpreenda-me, na qual o Google selecionará uma combinação de cinco cores e encontrará obras diversas com essa paleta. Seja como for, em todas as fotos há a opção “More Details” do lado superior direito, que dá mais informações a respeito daquela obra, como título, autor(a), dimensões, tipo, data de criação, cultura à qual faz referência e  instituição cultural na qual se encontra.

Se você busca uma obra específica, no entanto, no momento não é possível encontrá-la pelo nome do artista ou da pintura. Nesse caso, vale optar pelo Smartify, outro aplicativo independente, do qual já falamos por aqui, e que é uma espécie de Shazam das obras de arte. Esse app rastreia um quadro ou fotografia e dá todas as informações sobre o artista e sua concepção.

PARA TESTAR

Google Art Palette está acessível pelo site e pelo aplicativo do Google Arts & Culture (Android e iOS) dentro da seção “Experiments”.

Via.

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade. Escreve um blog sobre meio ambiente, sustentabilidade e consumo consciente. Também se dedica a cozinhar, como forma de prazer e arrisca novas receitas no tempo livre.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários