Você sabe o que é uma tarrafa? Trata-se da tradicional rede de pesca circular lançada por pescadores no mar para pegar os peixes que acabam se enroscando em sua malha. A técnica bastante tradicional no litoral paulista inspirou o nome de um dos maiores festivais literários do país, que chega a sua sexta edição, e se prepara para fisgar velhos e novos entusiastas pela literatura, a partir desta sexta-feira, na cidade de Santos.

juanpablo_flipocos

tarrafa2

tarrafa3

Depois de ter atraído mais de 4 mil pessoas no ano passado, com palestras e debates que reuniram nomes como Juan Pablo Villalobos, Antônio Prata, Marcelo Rubens Paiva e Xico Sá, a Tarrafa Literária 2014 vem com uma escalação impressionante para superar o feito:  Alan PaulsRuy Castro, Carlos María DomínguezIgnácio de Loyola Brandão, Caco BarcellosAmyr Klink  e Tom Perrotta, autor do livro que deu origem à série Leftlovers, em cartaz na HBO.

leftovers

Particularmente, tirando os nomes mais célebres, duas palestras da programação – que você pode acessar por aqui – me chamaram bastante a atenção:

raphael-montes

– No sábado, às 14hs, uma mesa composta por Marçal Aquino e Raphael Montes (foto) discute o tema ‘Quando o crime compensa?’. Marçal é autor dos clássicos ‘Eu receberia as piores notícias do seus lindos lábios’ e ‘O invasor’; e Montes escreveu meu atual livro de cabeceira, o incrível ‘Dias perfeitos’;

deuses-de-2-mundos-pj-pereira

– Já no domingo, às 14hs também, destaca-se a mesa que tratará do tema ‘A morte nos búzios’, com a presença do publicitário PJ Pereira, autor da trilogia ‘Deuses de dois mundos’, que vendeu que nem água no país todo desde que foi lançada – ops, melhor não usar essa metáfora dadas as atuais circunstâncias do momento…

6830981735_39d2567470_z

“Acompanhar o festival é uma oportunidade também de conhecer o Centro Histórico de Santos revitalizado, já que o Teatro Guarany é o local que receberá os autores e escritores convidados. Além de patrimônio histórico e cultural, o prédio é considerado atração turística por sua arquitetura original e conservada”, comenta José Luiz Tahan, idealizador da Tarrafa Literária.

Pela primeira vez, o festival terá um evento paralelo na capital paulista. No dia 27 de setembro, a Livraria da Vila receberá Tom Perrota, Carlos María Domínguez e Alan Pauls, que falarão sobre as suas últimas obras publicadas e contarão os momentos mais marcantes de suas carreiras e suas experiências literárias. O público ainda terá a oportunidade de conversar e fazer perguntas aos autores, além de participar de uma sessão de autógrafos após o final dos debates.

Tanto em Santos como em São Paulo, a entrada é gratuita e mais do que recomendada!

Paulo Moura é jornalista, sócio-diretor da Agência VIRTA e autor do blog Mosca Branca. Além do FTC, também escreve sobre inovação e criatividade para o Hypeness.

Paulo Moura – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários