A tecnologia se tornou parte de todos os aspectos da vida humana, e isso inclui até quando falamos no amor ou encontrar a cara-metade. Aplicativos e websites de relacionamentos são cada vez mais comuns e importantes na vida moderna. Há inúmeras pessoas ao redor do mundo que verdadeiramente encontraram parceiros (as) e relacionamentos em suas vidas assim.

Por outro lado, algumas pessoas usam a tecnologia apenas para se divertir e aproveitar a atenção gerada online que não pode ser replicada na vida real. Já ouvi gente falar que esses aplicativos eram feitos para pessoas introvertidas que tem dificuldade para se relacionar no mundo real, mas a verdade é que todo mundo usa hoje em dia, alguns motivados pela praticidade e outros motivados pelo estilo de vida corrido que impede outras formas de encontrar alguém legal.

Tem quem ame e quem odeie. O que já foi comprovado é que encontrar um amor na internet é possível, apesar ser algo difícil e desafiador para alguns.

Andre Prince De Grace, de uma maneira bem aberta, conseguiu compilar todas as emoções e armadilhas que um namoro online possui no seu último livro “Infinitos Matizes de felicidade”. Andre fez uma pesquisa séria e recolheu depoimentos de quem se deu bem nessa procura, quem se deu mal, quem caiu em cilada e quem não soube conquistar direito o seu “objetivo”.

Os encontros com 50 mulheres de seis continentes são a base em “Infinitos Matizes de felicidade” para nos mostrar uma nova realidade do namoro virtual. O tom de conversa do livro nos leva a entender o que essas pessoas descrevem, suas histórias e motivações para dar o primeiro passo para a criação de um perfil para um namoro online. Esperanças, expectativas e até inseguranças, são descritas detalhadamente por quem participou do livro.

As inúmeras experiências descritas no livro de Andre nos dão uma visão compreensiva do que pode dar errado, por exemplo. Como as entrevistas selecionadas são de pessoas de vários países, isso nos traz diferentes pontos de vista e outra visão sobre o assunto, novas abordagens, expectativas sobre parceiros, amor, felicidade, respeito e convivência.

Podemos ver que existem pessoas que realmente querem encontrar o amor através da internet, mas elas não sabem como se expressar corretamente e acabam sabotando a própria busca ou não conseguindo se conectar com a pessoa correta. A informação compartilhada pelo autor talvez possa ajudar os leitores a encontrarem o que realmente procuram.

Logo no primeiro capitulo, Infinitos Matizes de felicidade faz com que a gente reflita sobre a pessoa ideal para um relacionamento. O livro faz as pessoas irem a fundo dentro de suas percepções e a romper as barreiras do que é convencional.

O interessante é que faz com que a gente realmente pense sobre a realidade do namoro online hoje e perceba as inúmeras diferenças com o namoro offline. No mundo real, a conexão entre duas pessoas pode ser gerada pela forma como se comportam ou pela sua linguagem corporal, mas tudo isso não faz diferença na internet, nós só temos um perfil online para julgar uma pessoa, ainda assim, poucas pessoas parecem que estão cientes disso.

Outra coisa interessante que o autor nos mostra é que, mesmo com todas as possibilidades infinitas que os dates online abrem, os velhos rituais de namoro ainda estão firmemente estigmatizados em nossas cabeças. Por outro lado, há uma mentalidade de “menu” entre os millennials nestes apps.

Literalmente, pessoas escolhem o que parece ser o melhor para elas baseadas em fotos e algumas descrições. O livro, “Infinitos Matizes de felicidade”, rompe com essa barreira e mostra as verdadeiras possibilidades do namoro na internet na era atual, e isso inclui encontrar o amor online. Tudo o que é necessário é uma mente aberta para refletir sobre as experiências da vida real apresentadas no livro.

O tipo de resposta do público em geral que vi pela internet, tanto de homens quanto de mulheres, a respeito do livro é que ele era mesmo brilhante. Ele está sendo considerado a obra mais importante, um guia para os relacionamentos modernos.

As mulheres enfatizaram que o livro as ajuda a descobrir quais são as qualidades reais que devem ser procuradas em uma pessoa. O livro também as ajuda a entender o que muitas delas consideram um mistério: os sentimentos dos homens. A leitura mostra quais são as expectativas de seus parceiros em potencial bem como os desafios para o sucesso no namoro e como evita-los, especialmente como evitar um coração partido.

Os homens acreditam que descobriram o que as mulheres querem e o que pensam durante o namoro online. Agora, eles podem se livrar de inseguranças e se aventurar no mundo do namoro digital. Alguns homens destacaram que algumas histórias do livro deram inspiração ao explicar os desafios que esse tipo de relacionamento apresenta e como supera-los.

O que curti mesmo foram os questionamentos como: “Como as palavras podem carregar emoções, excitar ou não?”, “Como sentir o outro/outra apenas por imagens?”, “O que estamos procurando quando decidimos nos registrar em um site?”.

Acredito que o livro pode ter um impacto diferente para cada pessoa, mas com certeza se trata de uma ótima leitura para quem busca mais sobre comportamentos amorosos em tempos modernos ou pretende entender os desafios que pode-se encontrar quando falamos em encontrar o amor atrás das telas!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários