Recurso em áudio é uma aposta na tecnologia como uma aliada e segue tendência mundial 

O Museu de Arte de São PauloMASP, lançou no começo do mês de dezembro de 2019 um novo aplicativo que poderá ser usado pelos visitantes do museu. O MASP Áudios é um audioguia lançado pela instituição e pretende servir como um complemento às visitas feitas ao local, possibilitando uma experiência imersiva

A presença da tecnologia é cada vez mais inegável nos espaços da esfera pública e privada e agora chega também aos museus com um intuito educativo. Esse tipo de recurso já tem sido muito utilizado por outros museus ao redor do mundo e até mesmo em alguns aqui do Brasil, como o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. 

O aplicativo também abre espaço para a inclusão, uma vez que recursos em áudio podem ser utilizados por pessoas com deficiência visual. A ideia é que o app criado pelo MASP forneça não apenas informações técnicas dos quadros, como nome do artista e data de origem, mas também ofereça uma contextualização completa da época e da obra. Para isso, basta apontar com a câmera do celular para qualquer peça do acervo permanente do museu.

MASP ÁUDIOS

Inicialmente, o MASP Áudios contará com 170 arquivos sonoros, gravados por personalidades convidadas e também crianças. Entre elas estão nomes como Amanda Carneiro e Lilia Schwarcz, Hélio Menezes, Anna Maria Maiolino, Erika Verzutti, Leda Catunda e Thiago Honório, Aracy Amaral, Valeria Piccoli (curadora da Pinacoteca) Ivo Mesquita e crianças de 8 a 10 anos, alunos da rede pública e particular de São Paulo.

Disponível para os sistemas Android e IOS, o aplicativo do MASP ainda permitirá que cada usuário crie uma coleção com suas obras favoritas de acordo com o acervo do museu e ao final de cada visita, terá uma lista onde todas as obras pesquisadas durante seu tour estarão salvas para consulta. O acesso às informações sobre as obras poderão ser feitos em qualquer lugar e não apenas dentro do museu.

E uma boa notícia é que caso você não possa ir ao MASP, é possível ter acesso aos arquivos de áudio online por meio da plataforma Soundcloud

O MASP disponibiliza Wi-Fi para os visitantes. O app está disponível para download na App Store e Google Play.

Via. 

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários