O Paris Musées, um grupo que inclui 14 museus parisienses – entre eles o Petit Palais, o Musée d’Art Moderne da cidade e as catacumbas – agora oferece versões digitais de algumas das obras das coleções de seus museus on-line

Claude Monet (1840-1926). “Pôr do sol em Lavacourt”. Óleo sobre tela. 1880. Museu de Belas Artes da Cidade de Paris, Petit Palais.

Na França, um coletivo de 14 museus colocou mais de 150.000 peças de arte em seu portal on-line – todas gratuitas para download e você pode utiliza-las como desejar.

O Paris Musées, que administra 14 museus da cidade de Paris, usou a mais recente tecnologia para digitalizar os trabalhos e peças, garantindo imagens de alta qualidade.

Da arqueologia à moda, à arte contemporânea, as coleções são muito diversas. Se você é um amante de Rembrandt, Cézanne ou Monet, por exemplo, achará grandes obras desses pintores disponíveis no portal.

Além de poder baixar obras, leituras e documentos em alta resolução e 300 DPI, a coleção online inclui informações básicas sobre as peças, além de instruções sobre como funciona a licença de domínio público

Paul Cézanne (1839-1906). “Ambroise Vollard”, 1899. Museu de Belas Artes da Cidade de Paris, Petit Palais.

PARIS MUSÉES: PREPARE-SE PARA COMEÇAR A PESQUISAR

Você pode navegar por artista, data, material e local, além de cores. Ao se registrar, você também poderá anotar suas pesquisas e iniciar sua própria coleção de favoritos. Se você não sabe por onde começar, o Paris Musées reuniu várias coleções temáticas.

Os tópicos incluem caricaturas de Victor Hugo, moda e esporte femininos, estúdios de artistas e Paris durante a revolução.

As obras estão disponíveis sob uma licença CC0 (Creative Commons Zero), o que significa que nenhum direito é reservado aos criadores das obras.

Sem (Georges Goursat, dit) (1863-1934), “Album White Bottoms : Couverture”, 1927. Estampa em cromolitografia. Musée Carnavalet, Histoire de Paris. 

Novos trabalhos estão sendo continuamente adicionados ao portal, portanto, sempre fique atento aos tesouros dos museus da cidade de Paris que entram ao arquivo disponível on-line! 

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários