Now Reading
Neurociência: ouvir esta música reduz a ansiedade em até 65%

Neurociência: ouvir esta música reduz a ansiedade em até 65%

música relaxante

Uma boa terapia e o acompanhamento de um psiquiatra são o primeiro passo para reduzir a ansiedade. A música pode ser uma técnica extra.

Em tempos como o que estamos vivendo, a maioria das pessoas precisa cuidar de sua ansiedade e estresse. Quando as coisas ficam difíceis no trabalho ou na vida pessoal, buscamos profissionais e o máximo de dicas, truques e técnicas possíveis para acalmar nossa mente e coração.

A terapia sonora têm sido popular há muito tempo e é usada para relaxar, melhorar o humor e a autoexpressão. Durante séculos, as culturas indígenas tem na música a melhora de seu bem-estar e condições de saúde.

Trouxemos então, esta técnicas que apoiada pela ciência: o uso dos sons. Além disso, uma lista das 10 músicas consideradas as mais relaxantes do mundo. Neurocientistas do Reino Unido especificaram quais músicas poderiam nos trazer mais retorno.

A MÚSICA WEIGHTLESS

O estudo foi realizado com participantes que tentaram resolver quebra-cabeças difíceis o mais rápido possível enquanto estavam conectados a sensores. Os quebra-cabeças induziram um certo nível de estresse, e os participantes ouviam músicas diferentes enquanto os pesquisadores mediam a atividade cerebral, bem como seus estados fisiológicos que incluíam frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória.

De acordo com o Dr. David Lewis-Hodgson, do Mindlab International, que conduziu a pesquisa, a música do teste produz um estado de relaxamento maior do que qualquer outra até o momento.

Na verdade, ouvir “Weightless” – resultou em uma impressionante redução de 65% na ansiedade geral dos participantes e a diminuição de 35% nas taxas habituais de descanso fisiológico.

Isso é bem interessante.

Mais interessante ainda, é o fato de que a música foi realmente construída para isso. O grupo que criou “Weightless”, Marconi Union, a fez em colaboração com terapeutas sonoros. Suas harmonias e ritmos foram cuidadosamente organizados para ajudar a diminuir a frequência cardíaca de um ouvinte, reduzir a pressão arterial e os níveis do hormônio de estresse cortisol.

PRIORIZAR O DESCANSO: DO CORPO E TAMBÉM DA MENTE

Nesta era de mil informações, a ciência é clara: se você quer que sua mente e corpo durem, você tem que priorizar o descanso. A música é uma das maneiras e fácil de tirar um pouco da pressão de todos os aplicativos, tags, textos, e-mails, compromissos, reuniões e prazos – que podem aumentar seu nível de estresse e deixá-lo esgotado e ansioso.

Dr. David Lewis-Hodgson ainda contou que “‘Weightless’ foi tão eficaz que muitos ficaram sonolentos ao ouví-la. Ele não aconselha a dirigir enquanto se ouve seus sons porque pode ser ‘perigoso’.

Aproveite esta lista que além de Weighless, traz os 10 ritmos mais relaxantes do mundo para te acalmar:

10. “We Can Fly“, da Rue du Soleil (Café Del Mar)

9. “Canzonetta Sull’aria“, de Mozart

8. “Someone Like You“, de Adele

7. “Pure Shores“, de All Saints

6. “Por favor, não vá“, de Barcelona

5. “Strawberry Swing“, do Coldplay

4. “Marca d’água“, de Enya

3. “Mellomaniac (Chill Out Mix)“, de DJ Shah

2. “Electra“, da Airstream

1. “Weightless“, da Marconi Union

Você sabia? Ouvir música no trabalho aumenta a produtividade. Aperte o play!

Há também uma versão gratuita de 10 horas de “Weightless” disponível se você quiser uma experiência mais longa.

*Embora a música seja capaz de diminuir as respostas físicas ao estresse, isso não significa que ela seria solução para momentos de ansiedade. Pelo contrário, a ansiedade patológica está relacionada a elementos muito mais profundos do que apenas a reação fisiológica. Tanto é que, para algumas pessoas, o gênero musical de “Weightless” pode ser perturbadora, ao invés de relaxante.

Fonte: Inc.

Scroll To Top