Novos emojis propostos para 2019 pela Apple incluem um cão-guia, aparelho auditivo, membros protéticos, bem como pessoas que usam diferentes tipos de cadeiras de rodas.

A Apple propôs 13 novos emojis para o Unicode Consortium, o grupo que certifica oficialmente novos emojis para iPhones, Android e computadores, incluindo também as opções de tons de pele. Se a proposta for aprovada, esses emojis se tornarão oficiais em 2019.

Os novos emojis têm um tema principal – a acessibilidade. Para este projeto, a empresa trabalhou junto com o Conselho Americano de Cegos, a Fundação de Paralisia Cerebral e a Associação Nacional de Surdos para projetar os novos emojis.

Todos os 13 novos emojis foram pensados para poder “representar melhor os portadores de deficiências”, de acordo com a proposta da Apple.

“A seleção atual de emoji fornece uma ampla gama de representações de pessoas, atividades e objetos significativos para o público em geral, mas muito poucos falam sobre as experiências de vida das pessoas com deficiência”escreveu a Apple .

A empresa ainda conclui: “Esta não é uma lista abrangente de todas as representações possíveis de deficiências, mas sim, para darmos um ponto de partida inicial para uma maior representação da diversidade dentro do universo dos emojis”.

Confira alguns destaques dos emoticons com o tema acessibilidade:

CÃO-GUIA PARA PESSOAS CEGAS OU COM BAIXA VISIBILIDADE

PESSOA CEGA COM VARA DE SONDAGEM

SINAL SURDO

Um dedo indicador apontando para a bochecha, representa o gesto de ‘sinal surdo’ na linguagem de sinais americana.

ORELHA COM APARELHO AUDITIVO

PESSOA EM CADEIRA DE RODAS ELÉTRICA

PESSOA EM CADEIRA DE RODAS MANUAL

BRAÇO MECÂNICO/ OU PROTÉTICO E PERNA

CÃO-GUIA DE SERVIÇO COM COLETE

Proposto como um emoji distinto do “cão-guia”, este é o cachorro destinado para as pessoas que possuem convulsões ou outras “deficiências ocultas”, de acordo com a proposta.

Se aprovado, esses personagens seriam pré-selecionados para possível inclusão no Emoji 12.0, que será lançado no primeiro semestre de 2019.

Via. Imagens: Apple / Emojipedia

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários