Now Reading
O que é melhor: ser criativo ou ter habilidades?

O que é melhor: ser criativo ou ter habilidades?

ser criativo habilidoso

Ser criativo ou ter habilidades? Você tem dúvida sobre o que é melhor desenvolver? Acompanhe o artigo e descubra tudo que você precisa!

ser criativo habilidoso

Muita gente sente que é criativa e tem pouca habilidade; outras que são habilidosas, mas não são criativas. Mas ambas podem obter sucesso. Por isso a dúvida sobre o que desenvolver é comum: criatividade ou habilidade?

A resposta vai variar. Depende do seu objetivo. Para um designer, por exemplo, a criatividade costuma ser o ponto chave, o que diferencia o profissional dos demais.

Mas, em comparação, para um jogador online, ter habilidades é mais importante, como mostra o artigo da Betway. Habilidades como comunicação, raciocínio lógico e concentração.

É importante ter criatividade?

Ter criatividade significa ter a capacidade de ver as coisas de outro modo. Em um momento em que todo mundo vê as mesmas cores, as mesmas saídas, o criativo consegue visualizar outro cenário para fazer e que pode ter resultados melhores.

Um designer gráfico que é criativo, por exemplo, consegue visualizar uma ideia assim que o briefing é apresentado. Ele pode precisar refinar essa ideia depois, mas tem a capacidade de desenvolver algo na sua mente apenas com poucas informações. 

Significa que ele tem a habilidade de criar algo do zero, considerando seus trabalhos anteriores e suas vivências.

Ser criativo no dia a dia, por sua vez, pode significar desenvolver respostas mais simples para problemas. Desde problemas graves, como os financeiros, como um pequeno estrago em casa. Sabe as pessoas que fazem as famosas “gambiarras”? Criativas!

Por que desenvolver habilidades?

Ter habilidades quer dizer saber fazer algo. Ou seja, dominar os modos de fazer, as características necessárias para ter resultados.

Segundo a Betway, site de apostas LoL, por exemplo, uma habilidade importante para quem joga Counter Strike online é saber trabalhar em equipe. Além da coordenação motora e boa memória.

Ou seja, são competências que uma pessoa que joga CS precisa para ter bons resultados. 

No caso de um designer gráfico, as habilidades importantes são várias também. Pode ser ter o conhecimento de impressão, de cores, fotografia e tipografia. Assim como saber usar os programas gráficos e de edição para desenvolver trabalhos.

Alguém habilidoso consegue se sair bem com as ferramentas que possui, mesmo que não as domine completamente. É uma pessoa que vai além do conhecimento técnico e consegue “se virar” para ter bons resultados. E que, ao mesmo tempo, se preocupar em aprimorar o que sabe, para fazer cada vez melhor.

Criatividade ou habilidade: o que é mais importante?

Tanto a criatividade, quanto a habilidade, são importantes para as pessoas. Seja em qualquer objetivo: jogar online, trabalhar como design gráfico, resolver problemas no dia a dia, produzir massas de pães etc.

Por isso, não é possível dizer que uma é mais valiosa que a outra. Que uma é dispensável e, a outra, é essencial.

Na verdade, o ideal é sempre encontrar um equilíbrio entre a criatividade e a habilidade. Você vai precisar ter os dois para fazer o que deseja.

Outra coisa importante é se dedicar para desenvolver os dois aspectos. Se você é uma pessoa criativa, trabalhe para desenvolver sua habilidade em um primeiro momento. Mas também não deixe de lado sua criatividade. Você deverá aprimorá-la com o tempo, tornar-se cada vez mais criativo.

Para se tornar um jogador melhor, um profissional melhor, uma pessoa melhor, você deve buscar se desenvolver continuamente. Você é mutável, lembre-se disso. Então, pode aprender cada vez mais e se tornar ainda melhor sucedido no que se propôs a fazer.

Só que, como dissemos, é bom começar pelo que você domina menos hoje. Assim, vai poder encontrar um ponto de equilíbrio. Então, depois, vai conseguir desenvolver habilidade e criatividade juntas, para resultados ainda melhores ! 

Scroll To Top