Now Reading
Os benefícios do Mindfulness

Os benefícios do Mindfulness

*Artigo desenvolvido em parceria com a BetterHelp.

Nossas mentes são espaços cavernosos e praticamente todos temos vozes que ecoam dentro deles. Isso significa que devemos, com base no exercício do autoconhecimento, aprender a ser melhores juízes de nós mesmos. Mas como fazer isso? Uma das técnicas é o Mindfulness, uma habilidade básica de vida que pode ser gradualmente integrada às atividades diárias. 

Mindfulness é um método de atenção plena que nos convida a viver menos no “piloto automático”, a se concentrar completamente no presente. Quando a maioria das pessoas pensa no assunto, geralmente pensa em meditação ou Yoga. No entanto, a atenção plena é mais do que um exercício ou prática mental. Vamos então explicar os muitos benefícios que possui:

O que é Mindfulness?

Quando aprendemos a ser mais presentes, resilientes e abertos, nossa mente ganha elasticidade e amplitude, qualidades essenciais para tomar decisões sábias e com compaixão. A atenção plena é um estado mental que se esforça ativamente em direção à consciência. Alguém que pratica a atenção plena desenvolve uma percepção melhor de sua experiência diária, pensamentos, emoções, corpo, ambiente e quaisquer outras sensações presentes. Além disso, é possível tomar decisões melhores, lidar de forma saudável com o estresse e sustentar o bem-estar.

Ao transformar atividades comuns em práticas de Mindfulness, você se concentra em si mesmo e aprende a reconhecer o momento presente. Outro ponto-chave é que ela vem sem julgamento. Por exemplo, se você tem pensamentos repetitivos ou emoções negativas, a atenção plena ensina que você deve aceitá-los. Você também pode aprender mais sobre com a ajuda e recursos da BetterHelp, plataforma de terapia online.

Os benefícios da atenção plena

Reduz Seu Estresse

Se você está se sentindo sobrecarregado, estressado ou com muitas preocupações, é possível superar com ajuda da atenção plena. Praticar a atenção plena significa estar mais em sintonia com o que seu corpo precisa. Por exemplo, alguém que está estressado com uma próxima apresentação pode perceber, por meio desta orientação, que precisa do apoio de outras pessoas e de uma boa noite de sono. Você pode usar a atenção plena para lidar facilmente com o estresse diário, com a perda e outras experiências desagradáveis, e ainda, para ter maior clareza nas reflexões e na tomada de decisões.

Ajuda você a entender seus pensamentos e emoções

Aqueles que praticam a meditação consciente também têm o benefício de aprender mais sobre si mesmos. Com a atenção plena, você pode concentrar seus pensamentos e energia em um aspecto específico da vida. Pense em alguém que deve tomar uma decisão envolvendo o parceiro romântico. Quando você traz consciência para suas emoções viscerais e pensamentos iniciais, aprende realmente como se sente sem a influência dos outros. Com isso, passa a ter menos insegurança, reduz a ansiedade, aumenta a concentração e capacidade de lidar melhor com dor física e emocional.

Auxilia no gerenciamento de transtornos de saúde mental

Foi diagnosticado com um transtorno de ansiedade generalizada ou depressão? Você também pode se beneficiar com o conceito. O Mindfulness permite que olhar para a vida sem ficar sobrecarregado. Com a prática, é possível examinar as emoções com clareza – sem fazer nenhum julgamento sobre eles. Por fim, a prática ainda aumenta a resiliência e a paciência para encararmos os vários desafios do dia a dia. Com o tempo e com o hábito, você descobre que lidar com a saúde mental fica bem mais fácil.

Scroll To Top