Imagem: Martha Cooper

A partir do dia 28 de março a Pinacoteca recebe a primeira exposição panorâmica da dupla OSGEMEOS no Brasil, com diversas obras nunca exibidas no país. A mostra compreende diferentes anos e fases da trajetória dos artistas, desde o início da sua carreira nos anos 1980.

Imagem: Cortesia dos artistas

Com curadoria de Jochen Volz, diretor geral da Pinacoteca, a exposição reúne cerca de 60 obras, das quais 50 são inéditas, que vão ocupar as sete galerias do primeiro andar e o octógono, apresentando o universo lúdico dos gêmeos.

HISTÓRIA DE OSGEMEOS

Naturais da cidade de São Paulo, Otávio e Gustavo Pandolfo escolheram o espaço urbano como seu local de experiência desde o início de sua carreira. Com influências da dança urbana, música, muralismo e cultura popular, os irmãos começaram a desenvolver um estilo único, que se tornou facilmente identificável nos espaços urbanos do Brasil e do mundo.

Aos 45 anos de idade, a dupla abriu caminho no mundo da arte sem nunca perder de vista o desejo de permanecer acessível ao público em geral. Esse caminho inclui a participação em mostras em grandes instituições internacionais ao longo de mais de trinta anos de carreira.

Durante sua trajetória, os irmãos também foram convidados a criar obras para importantes espaços públicos em mais de 60 países, incluindo Suécia, Alemanha, Portugal, Austrália, Cuba e Estados Unidos, por exemplo.

Formados em Desenho de Comunicação pela Escola Técnica Estadual Carlos da Campos, em São Paulo, eles ainda mantém seu estúdio no Cambuci, um antigo bairro imigrante da classe trabalhadora no centro da capital paulista, onde passaram a infância e a juventude. Seus trabalhos contam histórias (às vezes autobiográficas), cujos enredos envolvem fantasia, relacionamentos emocionais, questionamentos, sonhos e experiências de vida.

OSGEMEOS: SEGREDOS

Na exposição na Pinacoteca, eles apresentam pinturas, instalações imersivas, instalações sonoras, esculturas, site specific (instalação criada exclusivamente para a mostra), desenhos e cadernos. Os cadernos, inclusive, serão exibidos pela primeira vez ao público e datam do período da adolescência dos irmãos, nos permitindo lançar um olhar sobre as raízes do seu trabalho.

Imagem: Cortesia dos artistas

Intitulada OSGEMEOS: SEGREDOS, a mostra tem o desejo de expandir a compreensão da relação entre a arte e a vida urbana, uma reflexão que marca as intenções da Pinacoteca para este ano: “Se nos tempos modernos o fenômeno da arte teve a cidade como seu local de existência, pensar em arte é pensar em sua incorporação na vida urbana, conclui Jochen Volz, diretor geral da Pinacoteca e curador do programa.

Imagem: Max Yawney

A mostra fica em cartaz até o dia 03 de agosto de 2020. Para mais informações e compra de ingressos, visite o site da Pinacoteca.

Affonso atua como artista visual e tem dificuldade em ficar parado. Amante dos trabalhos manuais desde pequeno, criou sua loja online, a Caixote dos Milagres, em 2015. Por lá ele comercializa bordados que confecciona a partir de suas próprias ilustrações. Affonso adora artes, decoração e qualquer projeto de “faça-você-mesmo”. Acredita que com criatividade é possível transformar o espaço e as pessoas ao seu redor.

Affonso Malagutti – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários