Now Reading
Pinacoteca de São Paulo disponibiliza sua coleção para consulta pública e online

Pinacoteca de São Paulo disponibiliza sua coleção para consulta pública e online

A ferramenta permite pesquisar o rico acervo do museu sem sair de casa

Escultura Moema de Rodolpho Bernardelli, ao fundo, obra de Carmela Gross, Tupi

A Pinacoteca de São Paulo passa a oferecer ao público a consulta online do seu acervo. As obras estão divididas por autor, data mas também por designação. Seis categorias principais guiam o público: pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo, gravura, performance e instalação.

O banco de dados que reúne cerca de 10 mil itens pertencentes à coleção do museu está hospedado no site da instituição e poderá ser consultado a partir dessa ferramenta de busca com filtros diversos.

Escultura de Ernesto de Fiori, ao fundo, Tarsila do Amaral, Iberê Camargo e Vicente do Rego Monteiro

O sistema, que dá suporte para a ferramenta que reúne um dos mais diversos e abrangentes acervos de arte brasileira no país, foi desenvolvido a seis mãos com a empresa portuguesa Sistemas do Futuro, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Pinacoteca.

Agora é possível localizar facilmente as obras da coleção e obter informações técnicas como autoria, título, data, técnica e em muitos casos, imagens com qualidade profissional dos trabalhos. Uma área identificada como “Saiba mais” orienta os pesquisadores sobre o perfil do acervo e os status de utilização de imagens, pautado pela Lei de Direitos Autorais (LDA – Lei no 9.610/1998).

Paredes com retratos e autorretratos de artistas
Detalhe da escultura de Luiz Hermano

O processo de estudo para a nova plataforma foi longo. Começou em 2015 e desde então as equipes do Núcleo de Acervo Museológico (NAM) e de Tecnologia da Informação (TI) do museu veem se dedicando a buscar alternativas para disponibilizar e refinar a nova base de dados.

Vista da 19ª sala da mostra de longa duração da Pinacoteca
Detalhe da obra de Alex Flemming, ao fundo escultura de Ernesto de Fiori
Vista da sala de exposição 2

Saber que, de agora em diante, um dos acervos artísticos mais importantes do país está acessível online e disponível para consulta é motivo de muita alegria e orgulho!

ACERVO ONLINE DA PINACOTECA DE SÃO PAULO

pinacoteca.org.br – na seção acervo

Redes sociais da Pinacoteca de São Paulo – @pinacotecasp Instagram| Facebook |Twitter | Linkedin | Spotify | TikTok | ClubHouse

Scroll To Top