Plana Festival Internacional de Publicações: 6ª edição em SP tem fds dedicado ao mercado independente, manifestações artísticas e culturais

feira plana

Plana Festival Internacional de Publicações acontece em São Paulo e também contará com debates, cursos e sessão de cinema.

Autocatálise de Daniel Iglesias 

Você gosta de publicações independentes, zines, cinema e debates variados? Então você não pode perder a sexta edição da Plana Festival Internacional de Publicações de São Paulo (antiga Feira Plana), que ocorre de 23 a 25 de março na Cinemateca Brasileira.

Sob curadoria de Bia Bittencourt, o tema deste ano é “Volta ao Nada”, numa proposta artística de autoanálise. “As regras foram quebradas e os acordos revisados. Este é o ano em que a Plana contorna para o vazio, convocando uma marcha para a desconstrução de conceitos e regras, voltando para os tempos em que não existia nada e o absoluto era abstração”, diz a divulgação.

A edição deste ano contará com uma mostra de cinema, o “Cinema Zero”, organizado por por artistas visuais do Cineclube Fantasma, Mateus Acioli, Juan Narowé, Raul Luna e Bia Bittencourt. A proposta é que a mostra seja um laboratório para pesquisa livre sobre cinema e outros formatos audiovisuais.

A Arjowiggins Creative Papers, fabricante francesa de papéis especiais desde 1770, e atuante no Brasil há mais de quarenta anos, também estará presente no Festival para apresentar seus novos lançamentos de papéis, para fins editoriais, sob mediação da produtora gráfica Lilia Gomes.

Autocatálise de Daniel Iglesias 

Missão Francesa – André Penteado

A Morte de Silvério Reis – Nega Lilu – Editora Selo Tuci 

Smile or Die – BuClue Editorial 

Mas engana-se quem pensa que a feira é apenas sobre comunicação gráfica. Dentre as mais de duzentas editoras nacionais e internacionais que estarão presentes, serão promovidos debates com a presença de convidadas como Djamila Ribeiro, Amara Moira, Rita Mourão, Christine Greine, Jarid Arraes e a Miriam Alves.

Exposição A Queda – Meca Narowe 

Haverá também diversas manifestações de poesia, como poesia falada com os Poetas Ambulantes e o Slam das Minas. O Sarau do Binho marcará presença com o projeto “Leitura Surpresa” que visa promover a leitura de autores desconhecidos, além de instalar um ponto para doação de livros.

Manifestação de Poesias com o Slam das Minas

Usando o corpo como ferramenta de comunicação, a professora e pesquisadora Christine Greiner conversará sobre a reinvenção do corpo através da arte e a estética como tecnologia de transformação. Christine tem como base seus estudos sobre a dança japonesa e usa a singularidade do corpo e suas transformações constantes para debater o dualismo entre mente e corpo e desfaz os clichês sobre identidade e contraste entre Japão e Ocidente.

O mineiro Ricardo Aleixo, expoente da poesia contemporânea, também promete fazer do seu corpo uma antologia de seus poemas, com temas como amor, literatura, cidade e racismo. Uma performance a favor da poesia.

Grafiqueta Libélula

Entre os cursos, estão oficinas de zines, desenho e slam. Destacam para “Comunicação e autocatálise: estratégias de divulgação para autores independentes”, com Helen Murta e Raíssa Pena e “Zine do zero: experimentando com a autopublicação”, com Beatriz Perini.

Muito coisa boa em um fim de semana! Confira toda a programação da Plana Festival Internacional de Publicações pelo site oficial do evento e programe-se!

Por Mariana

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade.