Um ano se passou e o cenário continua difícil. A pandemia do Coronavírus ainda não tem data para acabar e, na maioria dos estados brasileiros, o lockdown voltou a ser colocado em prática. O isolamento segue como uma ferramenta importante para deter a propagação da COVID e todo mundo deve seguí-lo para que os casos caiam e a vida volte a ser como era antes.

Felizmente, ficar em casa também pode trazer vários pontos positivos para a sua vida, como ter mais tempo para cuidar de si, por exemplo. Cuidar de si mesmo se torna um grande desafio durante as atividades do dia a dia. A sensação é de que não temos nenhum tempo livre com tantas tarefas do trabalho e família para cuidarmos de nós.

Criar uma rotina de autocuidado é essencial para o corpo e mente; para o corpo, há mais facilidade de seguir um plano alimentar saudável; para a mente, tais rituais podem agir como um estabilizador de humor em tempos difíceis, ajudando a controlar alterações na saúde mental como ansiedade e depressão. Uma alimentação balanceada é sempre a parte mais importante, mas incluir alguns elementos extras como Reposição de Colágeno, Skincare, Esfoliação e Escalda-pés vão te fazer muito bem.

Você não precisa criar do zero a sua rotina: siga estas dicas e adapte à sua maneira alguns rituais excelentes para o seu bem-estar físico e emocional durante tempos difíceis.

TENHA UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

A maioria das pessoas costuma buscar os excessos durante momentos de confusão mental. Enquanto algumas se jogam de cabeça em comer besteiras o tempo todo, outras decidem fazer dietas super restritivas. Nenhuma das opções é boa! Uma alimentação balanceada é a melhor escolha.

Caso não queira seguir com o acompanhamento de  um profissional, se atente apenas a comer boas proteínas, acrescentar mais verduras e frutas, mas não deixe o carboidrato completamente de lado, afinal, ele é a fonte de energia do nosso corpo. Também não precisa cortar todos os alimentos não tão saudáveis assim que você ama, apenas diminuir as porções, caso esteja consumindo de forma desenfreada. Equilíbrio na alimentação é a chave!

REPONHA SEU COLÁGENO PARA O BEM DA SUA PELE

Uma pele bonita é reflexo de que o organismo está com uma boa absorção de nutrientes, vitaminas e proteínas, bem como de que a rotina de skincare, que se tornou tão famosa nos últimos tempos, está em dia. Contudo, à medida que os anos passam e a idade chega, é comum que nosso organismo reduza a produção de colágeno, uma proteína que garante a elasticidade e firmeza da pele, além de unhas, cabelos e articulações fortes.

Embora vários alimentos estimulem sua produção, a suplementação é atualmente a forma mais eficaz de conseguir bons resultados a curto e longo prazo, além de não haver contraindicações ao seu uso. Seja em pó ou em cápsulas, o colágeno pode ser ingerido com outros alimentos como laranja, mamão e kiwi, ricos em vitamina C e que ajudam na absorção da proteína pelo corpo.

Ao ter uma rotina de autocuidado associada ao colágeno, você vai perceber uma melhoria no aspecto da pele, mais firmeza e elasticidade, além de prevenir flacidez e o envelhecimento precoce. Se isso ainda não é motivo suficiente, é importante ressaltar que ele também melhora a resposta do organismo para outras doenças como artrose e osteoporose e contribui para a cicatrização e regeneração dos tecidos. Só benefícios!

FAÇA SKINCARE, SIM!

Skincare, palavra do inglês que se traduz como “cuidados com a pele”, é um ritual que está se tornando cada vez mais popular – e ainda bem! Além de melhorar a pele, controlando a acne, clareando olheiras, removendo manchas e uniformizando o tom da cútis, é também um momento de relaxamento e concentração em si.

O primeiro passo é investir em um bom produto para a higiene do rosto, como um gel ou espuma de limpeza. Logo em seguida, borrifar água termal ajuda a purificar e acalmar a pele, pois diminui a vermelhidão e fecha os poros. Uma loção hidratante ou sérum é essencial, até mesmo para peles oleosas; o hidratante devolve a água perdida durante o dia e evita o ressecamento e envelhecimento precoce. Até aqui, o ritual pode ser feito por todas as peles.

O último passo é o tratamento, que pode ser antioxidante, anti-envelhecimento, anti-manchas, ácidos para acne, dentre outros que podem ser melhor prescritos por profissionais. Para um cuidado mais genérico, vitaminas C, D ou E podem ser usadas. A esfoliação deve acontecer até duas vezes na semana. Preste atenção em cada detalhe do seu corpo e aproveite esse processo para sentir toda a calmaria e paz que ele traz.

TOME BANHOS RELAXANTES COM ESFOLIAÇÃO E/OU OLEAÇÃO

O momento do banho não precisa ser uma correria. É comprovado que os minutos que você passa tomando banho, seja no chuveiro ou banheira, podem ser super relaxantes também e oferecer um efeito calmante. Está tudo bem se é justamente nesse momento que você começa a lembrar de todas as suas obrigações…. Isso só aumenta as chances de ressignificar esse ritual. Mas, para isso funcionar, você precisa mudar o ambiente. Velas e incensos são ótimos para dar o tom de relaxamento necessário.

Durante o banho, você pode optar por realizar uma boa esfoliação para remover as células mortas da pele, ou ainda uma oleação, que consiste em um banho de óleo como coco ou gergelim. Para deixar um cheiro bom, vale colocar gotas de óleo essencial e misturar. É fundamental enxaguar o corpo, mas sem retirar toda a oleosidade de si.

DÊ UM “UP” NA CALMARIA COM UM BOM ESCALDA-PÉS

Os pés carregam o peso do nosso corpo durante o dia inteiro. Mesmo no home office, eles continuam tendo um papel fundamental. Ao final do dia, faça um escalda-pés, ou seja, um banho relaxante na região. Escaldar os pés é uma tradição milenar que perdeu sua força com o tempo, mas está retornando com tudo e sendo inclusive indicada por profissionais de saúde. O primeiro passo é encher uma bacia com água morna. Não é legal que seja quente demais pois pode acabar causando queimaduras. Acrescente sal grosso e gotas de algum óleo essencial da sua preferência. As essências de sálvia, eucalipto e menta ajudam a combater o cansaço, já a de lavanda é a melhor para efeitos de relaxamento. Se você tiver ervas como camomila, pode colocar também. Deixe seus pés na água por 20 minutos e depois esfregue o sal grosso no solado. O ideal é fazer o escalda-pés com bacia de alumínio, sendo o plástico a opção menos recomendada.

Com uma rotina de autocuidado e amor próprio pela sua saúde mental e seu bem-estar físico, o período de isolamento vai passar de forma mais tranquila e positiva. Siga as dicas e tenha mais minutos para si durante seu tempo em casa. Se precisar de uma ajudinha para decidir quais os melhores produtos para cuidados pessoais entre os indicados, é só ver os comparativos do site expertstestam.com.br.

O FTC traz conteúdo informativo e criativo sobre arte, design, cultura, decoração, tecnologia, gastronomia, tatuagens, viagens e muito mais!

FTC – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários