Todos os produtos da Avani Eco são biodegradáveis e não fazem mal ao meio ambiente ou à vida humana. 

Pensando em uma maneira de combater a excessiva poluição por plásticos que atinge o mundo todo, uma empresa de Bali, na Indonésia, criou alternativas incríveis a partir de uma combinação entre produtos naturais e tecnologia.

Entre os seus produtos estão embalagens feitas a partir do bagaço da cana, copos de café que podem ser compostados, talheres de madeira e capa de chuva feita a partir de milho, soja e sementes de girassol.

Uma das criações da Avani Eco que mais se destaca é uma sacola que é muito parecida com os saquinhos plásticos de mercado, mas que é feita de mandioca e se dissolve na água! Em sua composição não entra nenhum produto derivado do petróleo.

Para provar que o produto é 100% natural, Kevin Kumala, biólogo e criador dessa sacolinha, fez um vídeo em que ele bebe um copo de água no qual ele dissolveu um pedaço do “plástico”. As sacolas também são totalmente biodegradáveis ou compostáveis e podem ser ingeridas por animais marinhos e terrestres.

“Eu estava sentado do lado de fora de um bar com um amigo e nós vimos centenas de motociclistas usando capas de chuva de vinil. Me deu um estalo de que aquelas capas tóxicas e nojentas seriam usadas algumas poucas vezes e depois seriam descartadas, mas nunca se decomporiam”, disse Kevin à CNN.

Segundo o site da empresa, em 2015, Bali produziu aproximadamente 1.000 metros cúbicos de lixo plástico por dia, sendo que apenas 5% dessa quantidade é reciclada ou reutilizada. O objetivo da Avani Eco, então, é ajudar a bela ilha, oferecendo alternativas sustentáveis de embalagens, ao trocar produtos de uso singular por produtos reutilizáveis.

Kevin também disse que a empresa tem recebido apoio do governo, após uma campanha de conscientização e que juntos estabeleceram uma meta de tornar Bali um local livre de plástico até 2018.

Além da sacola, a Avani Eco desenvolve copos compostáveis, talheres de madeira, canudos e outros objetos 100% feitos de recursos renováveis, alternativas sustentáveis ​​ao plástico;

Para lembrar: 1 saco plástico leva 450 ANOS para se destruir e mata 1 milhão de animais cada ano.

Confira o vídeo: #IAMNOTPLASTIC

Para conhecer mais sobre a empresa e produtos, visite o site da Avani Eco e acompanhe no Instagram.

Via.

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade. Escreve um blog sobre meio ambiente, sustentabilidade e consumo consciente. Também se dedica a cozinhar, como forma de prazer e arrisca novas receitas no tempo livre.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários