Imagem: Annie Spratt

Não há nada melhor do que viajar sem carregar muito peso. Uma mala pequena, uma mochila e pronto, embarcar rumo ao destino turístico escolhido. Mas quando é uma viagem que convida a tirar muitas fotos (caso você não seja um fotógrafo profissional), é a imagem de um equipamento fotográfico que vem à cabeça: uma bolsa com lentes, baterias, carregadores. Um peso a mais! Mas depois do lançamentos de smartphones como o iPhone 7 Plus houve cada vez menos necessidade disso.

Há alguns anos, os viajantes levavam além de seu celular, sempre uma câmera fotográfica, isso era um elemento obrigatório. A câmera ia também para encontros familiares e para as festas infantis. Atualmente, ter um smartphone com câmeras boas é ter o equipamento fotográfico ali, nas suas mãos, a toda hora, em qualquer evento!

Atualmente, existem vários modelos de celulares que oferecem diversas opções e aplicativos para um melhor uso. As pessoas sabendo disso, começam a dar mais atenção às câmeras fotográficas como um benefício. Foi aí que o modelo do iPhone 7 Plus ganhou mais notoriedade, já que os compradores teriam então um smartphone e um excelente equipamento fotográfico em mãos!

Imagem: Viktor Theo 

POR QUE O IPHONE 7 PLUS?

Na época de seu lançamento, quase todo mundo já navegava e usava as redes sociais para compartilhar suas experiências de vida e a rotina diária. As imagens começaram a ter maior importância para documentar qualquer tipo de situação. E todos começavam a fazer uso dos celulares para tirar as fotos. Em festas de aniversários, reuniões com amigos, comemorações, escola, nascimentos… Tudo virou motivo para registrar suas imagens e subi-las nas redes.

Eventos na rua como acidentes de trânsito, encontro com um famoso, são situações que as pessoas também documentam com o uso dos celulares. Por causa disso, a procura por smartphones que tenham excelentes câmeras crescia a cada dia.

No caso do iPhone 7 Plus, o smartphone se tornou o queridinho porque trouxe enormes vantagens quando falamos em fotografia; simplesmente a aparelho foi o pioneiro quanto ao sistema dual de câmeras. Cada uma delas tem 12 megapixels de resolução e isso é fundamental para obter melhores imagens. O zoom ótico de 2x ajuda a fazer foco em objetos que estão longe. Já o flash oferece mais 50% de iluminação. Sem dúvida, o iPhone 7 Plus traz uma câmera excelente para obter ótimas imagens. Foi o início de uma era sem fim!

Hoje, os modelos continuam evoluindo e a própria marca lançou diversas outras versões do aparelho. Existem várias coisinhas para ficar de olho se você leva em consideração o benefício de uma câmera ao comprar um celular. Vem com a gente:

Imagem: Max Delsid 

ITENS IMPORTANTES PARA SE TER UMA BOA CÂMERA

A) Somente verificar a quantidade de megapixels não determina a qualidade das fotos, portanto, uma câmera com muitos megapixels não garante melhores imagens. A qualidade é determinada pelo sensor da câmera. Se o sensor for pequeno, uma câmera com muitos pixels tirará fotos de menor qualidade, porque pixels de menor tamanho captam menor quantidade de luz. Assim sendo, é importante que o sensor seja maior para captar mais luz e obter melhor qualidade de imagens.

B) As duas câmeras na parte de trás que o iPhone 7 Plus possui, por exemplo, captam muito bem a luz, obtendo imagens de alta qualidade. Com 12 megapixels cada câmera, é possível ter um resultado simplesmente fantástico ainda em lugares com pouca iluminação.

C) O foco é outro item que tem uma grande importância para o resultado pretendido. Um foco automático permite fazer fotos com movimento e isso é ótimo se a intenção for tirar fotos durante um campeonato de tênis, ou tirar fotos dos filhos correndo no parque. As imagens saem perfeitas!

D) Para que a foto não fique tremida é fundamental que a câmera possua um estabilizador de imagem, que também permitirá a obtenção de um vídeo perfeito.

E) Outra dica é usar uma configuração manual. O indicado é fazer essa configuração controlando a velocidade do obturador com o diafragma e o balance de brilhos. É possível modificar tudo manualmente. O aconselhável é testar e testar diversas configurações, vendo e analisando os resultados. Esta é a melhor forma de conhecer o aparelho que está em suas mãos!

F) Por último, testar configurações, experimentar ângulos diferentes, tirando fotos de pessoas, de objetos e de paisagens, é fundamental para se familiarizar com a câmera e o aparelho. O “fotógrafo” é tão importante quanto a câmera do smartphone, porque existem tantas opções, que a única alternativa é aprender e conhecer bem todas e cada uma delas, para obter as melhores fotografias.

Não é a toa que muita gente tem criado perfis incríveis no Instagram! Um bom fotógrafo de fato não é aquele que tem o melhor equipamento, mas sim aquele que tem um bom olhar e domina as técnicas da fotografia!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários