O que fazer com aquelas peças artísticas que não podem ser simplesmente expostas ou deixadas em destaque num estande? Digo mais: o que fazer com aqueles trabalhos independentes geniais, sejam pôsteres, cartazes, caixas, zines, hqs, vinis, blocos, catálogos alternativos, enfim, trabalhos gráficos que não cabem no circuito cultural mainstream? Pois é justamente desse tipo de material artístico – que precisa ser analisado de perto, manuseado, virado de ponta cabeça, justamente para ser a arte que seus criadores imaginavam que seria – que se ocupa a Feira de Arte Impressa Tijuana, cuja sexta edição acontece nesse final de semana no bairro do Bom Retiro, em São Paulo.

tijuana5

tijuana1

Não se trata apenas de um espaço para editoras e artistas exporem sua produção de arte impressa, mas também um local que promove a troca entre todos que se envolvem com essa arte, produzindo ou consumindo. A ideia é abrir, ver, mexer, tocar nas obras e, obviamente, interagir. Salas de leitura, debates com artistas e oficinas de serigrafia e encadernação fazem parte da programação.

tijuana4

dodo

O evento contará esse ano com a participação de cerca de 120 editoras vindas de diversos estados do Brasil e de outros países. Estarão lá a plataforma criativa paulistana Meli-Melo Press, a carioca A Bolha, a Esperteza de Teresina, a par(ent)esis de Floripa, a argentina Big Sur, a Kitschic de Barcelona… Destaque ainda para o ateliê do coletivo OcupeaCidade, que oferecerá oficinas de produção editorial independente; a exposição de maquetes em homenagem ao arquiteto húngaro Yona Friedman; e um workshop com o João Varella da Lote 42 sobre criação de editoras e publicação de livros. Marca presença também o francês CNEAI, centro de arte contemporânea dedicado a publicações e impressos, e a exposição “Os Livros mais bonitos da Alemanha”, segundo competição organizada em 2013 pela Stiftung Buchkunst. Ufa!

tijuana

Além de todos esses atrativos, a Feira Tijuana acontece na legendária Casa do Povo e na Oficina Cultural Oswald de Andrade, tudo ali no bom e velho Bom Retiro. Minha dica é dar uma passada por lá e depois aproveitar a estada e comer um moussaka no Acrópoles. Que tal?

Detalhe: a entrada é livre e gratuita (que nem a Bienal que coincidentemente também começa essa semana – só que não!)

follow-the-colours-feira-tijuana

Paulo Moura é jornalista, sócio-diretor da Agência VIRTA e autor do blog Mosca Branca. Além do FTC, também escreve sobre inovação e criatividade para o Hypeness.

Paulo Moura – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários