Cooltura

Você está trabalhando com o que ama? (Parte III)

eufacopqamo

Aqui no Follow, a gente faz o blog porque AMA. E muito! Lembra quando a gente já postou aqui e aqui sobre trabalhar de acordo com as suas paixões? Falamos sobre estudos, projetos como Work is not a Job, Agora Sim, Continue Curioso e até livros como o da The School of Life (“Como encontrar o trabalho da sua vida” de Roman Krznari). Então, para começar a semana mais inspirados, apresentamos mais alguns projetos bacanas que complementam tudo o que queríamos dizer. Inspire-se!

#EuFaçoPorqueAmo é uma série de histórias de pessoas para quem o trabalho não é apenas obrigação, mas sim dedicação, felicidade, realização profissional e verdadeira fonte de prazer. Tudo começou quando Lucas Rangel e de Cibele Toledo, hoje sócios da Tríade Produtora, estavam infelizes com o seu dia a dia. Lucas trabalhava com economia, Cibele era psicóloga e o fotógrafo da Tríade era engenheiro. Com a intenção de instigar as pessoas a pensarem suas vidas e seus trabalhos, vídeos super inspiradores são gravados a partir de indicações que recebem pela página do Facebook ou por email. Dá só uma olhada que legal:

971186_495136597207296_2010620287_n

Eufaçoporqueamo2

Eufaçoporqueamo7

Ricardo Majolo, instrutor de voo livre. Majolo voava só durante os finais de semana e trabalhou por 12 anos em indústrias. Quando surgiu a oportunidade de trabalhar com voo, ele não hesitou em seguir o seu sonho.

Marcelo Tcheli, bioconstrutor residente em Maguiné, no Rio Grande do Sul (RS). Proprietário do sítio Recanto da Mata, Tcheli realiza construções com materiais recicláveis e naturais, dando prioridade ao que se encontra na própria terra. Sua casa, que virou uma pousada, foi construída pelo próprio bioconstrutor. “Eu faço pesquisa nessa área há 15 anos. Resgatando as técnicas de nossos antepassados, eu vou criando. Construo paredes de pau a pique, rebocos de terra, tinta de terra, impermeabilizações com óleo de restaurante; tudo tem uma técnica”, conta Tcheli.

Outro projeto bem legal que descobrimos é o Escolha sua Vida. A Paula Abreu em 2012, descobriu que nada é impossível. Abandonou uma carreira de 15 anos como advogada para ajudar pessoas a deixarem suas crenças limitadoras para trás e fazerem escolhas conscientes em busca de uma vida e trabalho com mais propósito e amor. Todas as suas ideias estão reunidas em seu blog e em sua página do Facebook, a My Better Life. Paula e alguns amigos escrevem sobre um trabalho que se adapte à vida que você quer escolher para si mesmo. Ela diz algo que super acreditamos: não existe uma fórmula mágica ou esquema mirabolante, mas sim um trabalho árduo com o qual você vai ter que se comprometer e muito, mas que vale muito a pena criar as suas próprias regras. Fato.

escolhasuavida

467765_316555228474593_254622484_o

Para finalizar, o último vídeo lançado pelo projeto Continue Curioso com Cíntia Dumiense que depois de deixar a publicidade, começou do zero, voltou a estudar, fez estágio e trabalhou na feira para hoje ter seu próprio negócio: uma loja deliciosa de comida. O mais legal de ver é a honestidade em ver Cíntia falar do próprio trabalho e das próprias escolhas. Ela nos mostra que quando existe um passo a passo pra seguir na receita criada por você, não tem porque se enganar. Ou dá certo ou não dá. E se não der, tudo bem. Dá pra começar de novo.

followthecolours_continuecurioso


 “O segredo do sucesso é fazer do seu dever o seu lazer”. Mark Twain

Update: A querida Giovana do projeto Miúda & Graúda, depois de ter lido o nosso post, nos mandou a dica da Inesplorato: uma empresa que faz um trabalho (dentre outros) de Curadoria de Conhecimento, para quem tem dúvidas sobre qual carreira seguir e que não está feliz com o que faz. São curadorias que trazem o prazer da descoberta. A ideia é inspirar e provocar, ajudando as pessoas a se encontrarem no universo de (tanta) informação. Através de uma entrevista, eles apresentam – dias depois – um “diagnóstico” sobre a sua vida, apontando caminhos profissionais com os quais vc tem afinidades, ou caminhos que vc não deve seguir. Tudo dentro de uma caixa, com conhecimento em formato de documentários, livros, musicas, revistas e etc. Muito legal, não? Ficamos encantadas com o trabalho! Saiba mais no Facebook: Inesplorato.

980801_584579104908104_779067994_o

981942_583687008330647_204778129_o

Via.