Web

Nossa série Você Está Trabalhando com o que Ama chega na parte VI! Tanta gente correndo atrás dos seus próprios sonhos!

Aqui a gente traz posts com histórias e projetos que mostram que o trabalho não é apenas obrigação, mas sim dedicação, felicidade, realização profissional e verdadeira fonte de prazer. Tem também estudos super interessantes, empresas bacanas que falam muito sobre trabalhar com paixão, sobre fazer aquilo que você acredita.

Hoje então, temos mais alguns assuntos para te inspirar, dá só uma olhada:

followthecolours-reinvente-sua-empresa

Lembra da entrevista com Jason Fried que falamos na parte V da nossa série? Escritor, blogueiro, empresário fundador da 37 Signals, especializada em desenvolver aplicativos para a internet, Jason levanta alguns pontos bem importantes quando se trata de trabalhar em empresas ou tirar seus sonhos do papel.

Seu livro, Rework traz algumas das filosofias que ele usa em seu dia a dia e que o levaram ao sucesso. No Brasil, achamos o mesmo livro com o título “Reinvente a sua Empresa – Mude sua Maneira de Trabalhar” pela Editora Sextante e recomendamos com toda certeza! Os textos são curtos e super didáticos, além de nos darem ótimas dicas sobre diversos assuntos do tema.

Um vídeo que nos inspirou demais foi o de Keith Jenkins, editor do Blog Velvet Escape e CEO da Iambassador. Keith conta um pouco da sua história e de como sua vida mudou após sentir-se vazio com sua carreira super bem sucedida no mercado de investimentos. Keith tinha tudo, mas não tinha nada, além de perceber que não estava realmente fazendo aquilo que lhe trazia felicidade.

Ele então decidiu pedir demissão e viajou sozinho por 5 meses pelo mundo, para tentar se conhecer um pouco mais, além de dedicar um tempo só para ele, coisa que nunca fazia.

Começou a escrever o blog para compartilhar sua experiências e foi com isso que a sua vida mudou. Em sua palestra para o TEDxSaxion, Keith conta um pouco mais sobre como devemos seguir nossas paixões, nossa intuição e ir atrás do que acreditamos.

followthecolours-sala-de-ideias

Fabiane, Joana e Helena são psicólogas, com diferentes especializações, porém um interesse em comum: ajudar. Elas descobriram que ajudando os outros a obter satisfação, elas acabam se satisfazendo. E foi por isso que elas criaram o site Sala de Ideias. A ideia é abordar de forma simples, assuntos que afligem muitas pessoas, e dessa forma ajudá-las a conquistar uma maior saúde emocional.

A plataforma conta também com fórum de discussões sobre o assunto, onde os interessados podem tirar dúvidas com os psicólogos ou conversar com pessoas que passam pela mesma situação. Elas prepararam um material exclusivo para o Follow sobre a escolha profissional.

“Para encontrar o trabalho dos seus sonhos, acreditamos ser imprescindível acabar com a ideia de que existe uma (e somente uma) profissão perfeita a sua espera.Tanto quanto o conceito de alma gêmea não nos agrada, por pensarmos serem possíveis diversos amores, também transpomos esta ideia para o trabalho, e afirmamos que mesmo que hoje você tenha um emprego que te faz feliz, esta não é a única possibilidade de trabalho que pode te satisfazer.

Podemos nos apaixonar diversas vezes (pela mesma pessoa, ou por muitas outras) tanto quanto nos satisfazer por diferentes trabalhos (na mesma empresa ou até em áreas completamente diferentes). Isso acontece porque somos formados por múltiplas facetas. Uma mesma pessoa pode gostar de sair, tanto quanto de ficar em casa.

Do mesmo jeito que pode hora ser calmo, ora ansioso. Tudo depende de com quem, onde, e, principalmente, quando. Por isso, em cada momento de nossas vidas seremos um. Cada atitude nossa é apenas uma amostra do muito que somos, como pequenos retalhos que formam uma grande colcha. 

Existem inúmeras carreiras que podem atender os diferentes lados de nossa personalidade. Também há profissões para cada momento de vida: alguns preferem um emprego em um banco, quando a prioridade é ganhar dinheiro para tornar-se independente; e após a maternidade, é comum preferir um trabalho que viabilize mais tempo com a família. Dito isso, ganhamos certa vantagem na luta pela satisfação no trabalho: agora temos mais do que uma possibilidade de acharmos um bom emprego.

Mas, qual o caminho para encontrá-lo? Como profissionais da saúde, acreditamos que o principal elemento para alcançar a realização em seu trabalho é o autoconhecimento, para descobrir o que você realmente quer. Refletir sobre o que te traz satisfação, o que faz com que você se sinta realizado no final do dia.

Tudo isso sem julgamentos sobre a maneira como sua família encara esta ideia, ou se você acha que não ganharia dinheiro suficiente para viver. O primeiro passo para ser um bom profissional, transmitindo confiança e sendo bem remunerado, é confiar no seu amor.

Quando a gente acredita que é aquilo que nos fará feliz, e investe energia positiva para tal, o resultado é mais rápido, eficaz, e verdadeiroSeu trabalho deve estar alinhado com os seus valores.

Procure pensar em quais são as cinco coisas que você mais valoriza na vida, e rejeite qualquer convite que te afaste disso. Se você ama acordar cedo, não seja um guarda noturno. Também não escolha advogar por alguém que você julga estar errado, se você valoriza sua ética. Pense bastante antes de escolher ser aeromoça, se você aprecia passar muito tempo ao lado de sua família. 

Tente imaginar qual a sua rotina ideal (ou mesmo não ter rotina), como quer estar vestido durante a maior parte do seu dia, que tipo de locais gostaria de estar frequentando, com que tipo de pessoas. Devemos encontrar um trabalho que nos deixe confortáveis e esteja alinhado com o que somos. E por último, porém não menos importante, lembre-se sempre: o importante é sentir-se realizado quase todos os dias, durante a maior parte do dia. O trabalho está submetido pela mesma lei da vida, a mudança. Ninguém é feliz todos os dias de sua vida, e nem será no seu trabalho.” 

Print

Descobrimos também  o site Movebla, que traz dicas e soluções sobre produtividade e principalmente as experiências para quem trabalha home office ou conectado em qualquer lugar do mundo. Achamos uma pesquisa bem interessante no site realizada pela LeadPixSe você pudesse escolher o local e formato ideal para exercer as suas atividades profissionais, qual das opções você escolheria?

followthecolours-movebla

 

followthecolours-99jobs

E para quem está cansado da mesmice no trabalho ou em busca de novas oportunidades, conhecemos pelo Facebook o 99Jobs, uma comunidade de carreira que conecta as pessoas de acordo com o perfil e com empresas que estejam procurando aquele tipo de profissional. O blog e a página no Facebook tem também bastante dicas interessantes.

Gostou? Veja todos os posts da série Você está trabalhando com o que ama? > Veja: 1ª parte aqui, 2ª parte aqui, 3ª parte aqui,  4ª aqui, 5ª aqui e a história do Felipe aqui.

Imagem topo e lâmpada: Shutterstock.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários