Websérie reúne depoimentos de profissionais se transformando em um dos principais acervos da memória da fotografia nacional recente. 

“No Olhar” é uma websérie que exibe semanalmente episódios com depoimentos dos principais fotógrafos do Brasil. Já foram reunidos profissionais das áreas de fotojornalismo, publicidade, editorial, documental e conceitual, como Ana Carolina Fernandes, Flavio Damm, Kazuo Okubo, Nana Moraes, Simonetta Persichetti, Tiago Santana, Walter Carvalho, Walter Firmo entre outros.

O projeto tem o desafio de revelar conceitos sobre uma leitura mais apurada da fotografia, linguagem, influências e histórias de vida desses profissionais de maneira mais intimista. Os episódios têm duração de nove a 12 minutos, são exibidos através do canal no Youtube e nos perfis de suas redes sociais, todas as segundas-feiras.

De acordo com o diretor do projeto, Tiago Ferraz, a ideia de produzir a websérie surgiu durante o período acadêmico, quando sentiu falta de informações sobre fotógrafos brasileiros, compiladas em formato documental.

“Hoje encontramos muitos tutoriais técnicos sobre fotografia, mas ainda existe uma carência em conteúdo sobre linguagem fotográfica e sobre a trajetória dos fotógrafos. Durante a produção da primeira temporada, percebemos que esta websérie ia além de um simples registro e o que tínhamos em mãos era um acervo da memória da fotografia brasileira dos últimos anos”, complementa.

OS FOTÓGRAFOS BRASILEIROS ENTREVISTADOS

A seleção dos entrevistados apresenta uma diversidade de linguagens da fotografia como é o caso da fotógrafa Nana Moraes, que iniciou no fotojornalismo e migrou para a publicidade e editorial. Nana já produziu mais de mil capas para revistas do mercado brasileiro, além de realizar trabalhos pessoais como cobertura de manifestações populares e lançamento dos livros “Desamadas e Ausência”, onde ela dá voz às pessoas excluídas.

Ou o caso de Flavio Damm, que tem 90 anos de idade, 70 anos de carreira, já fotografou Getúlio Vargas e fundou a agência fotográfica Image nos anos 70. A partir desse momento, publicou diversos livros com suas imagens em preto e branco. Ou ainda Walter Carvalho, renomado fotógrafo com mais de 60 filmes em sua carreira, reconhecido pela direção de fotografia de obras como “Central do Brasil”, “Carandiru” e “Cazuza”.

A busca pelo lado humanista dos entrevistados também aparece na contrapartida do projeto. Mais de 100 crianças da rede pública de ensino tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre fotografia, se encantando por esta arte.

ASSISTA: NO OLHAR

A primeira websérie sobre fotografia com os principais fotógrafos brasileiros. Saiba mais sobre o projeto no site e acompanhe no Youtube (noolhartv), Instagram (@noolhar.tv) e no Facebook (No Olhar)

Imagens: Nathália Iurk. 

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários