Quem nunca se sentiu esgotado depois de um dia corrido, com inúmeras demandas e tarefas? Às vezes o cansaço é tanto que atrapalha até mesmo a qualidade do sono. Praticar posturas de yoga adequadas à noite pode não só aliviar o estresse do dia como combater a insônia e o cansaço. Abrir o seu tapete de yoga, fazer uma prática restaurativa e finalizar com uma meditação, pode ser tudo que o seu corpo precisa para um sono profundo e revigorante. As dicas de hoje são em parceria com a Yogateria, que nasceu da intenção de colocar um tapete de yoga na casa de cada brasileiro e de ajudar a fazer milhões de pessoas mais felizes.

YOGA RESTAURATIVA PRATICADA À NOITE

Ao contrário da prática diurna do yoga, a prática noturna deve ser mais tranquila, trabalhando o relaxamento total do corpo nas posturas. Para promover um corpo em equilíbrio, sem forçar ou cansar os músculos, faça o bom uso de acessórios de yoga, como bloco de yoga, almofada de meditação e cinto. O uso de adereços, tanto para iniciantes quanto para alunos avançados, é incentivado para minimizar o risco de lesões, aumentar a consciência nas posturas e aproveitar ao máximo cada asana.

A Yoga restaurativa é uma ótima opção para essas práticas noturnas, pois é um estilo de yoga que incentiva o relaxamento físico, mental e emocional. Apropriada para todos os níveis, é praticada em um ritmo lento, com foco na quietude e respiração profunda.

OS BENEFÍCIOS DA YOGA RESTAURATIVA

  • Relaxa sua mente e corpo. Yoga está ligado a diminuição de estresse, ansiedade e cortisol, o hormônio do estresse;
  • Acalma o sistema nervoso. A yoga restaurativa ajuda a mudar o equilíbrio de sua resposta de lutar ou fugir para sua resposta de relaxamento, ou seja, encontra o equilíbrio entre o sistema nervoso simpático e o parassimpático;
  • Melhora o seu humor. Yoga promove relaxamento e respiração profunda, que podem reduzir os sintomas depressivos;
  • Melhora o sono. Pesquisas mostram que adicionar yoga à sua rotina diária pode ajudar a melhorar a qualidade do sono;
  • Melhora o bem-estar. Fazer yoga regularmente pode resultar em menos fadiga e estresse, e mais vigor e maior bem-estar;
  • Seguro para executar durante a gravidez. Muitos ginecologistas classificam o yoga pré-natal como uma das formas mais seguras de se exercitar durante a gravidez.

 

POSTURAS RESTAURATIVAS
1 – Postura da criança

Essa postura ajuda a aliviar o estresse e a fadiga e alonga suavemente a coluna, os quadris, os glúteos, os tendões da coxa e os músculos dos ombros. Para intensificar os benefícios dessa postura, você pode utilizar um bloco de yoga no meio da testa ou colocar um bolster de yoga entre as pernas, trazendo o sustento para o tronco.

2 – Postura do cadáver

Para relaxamento profundo e alívio do estresse, tente a postura do cadáver, também conhecida como savasana. Nesta postura você pode colocar um mini bolster entre as pernas e uma toalha ou manta dobrada embaixo da cabeça. Fique nessa postura por 10 minutos ou mais. Concentre-se em respirar profundamente e liberar a tensão nos músculos.

3 – Postura das pernas para cima

A postura com as pernas erguidas na parede ajuda a aliviar pernas e pés cansados, alongar suavemente os tendões da coxa e da nuca e pode ajudar a aliviar uma leve dor nas costas.

A yoga restaurativa é uma forma passiva e meditativa de yoga que permite que você se concentre na respiração enquanto libera a tensão do corpo. O uso de acessórios ajudam a apoiar o seu corpo, além de permitir que você se aprofunde na postura e relaxe completamente.

A técnica é suave e geralmente considerada segura para a maioria das pessoas. *Se você tem dúvidas sobre a segurança da yoga restauradora, converse com seu médico ou fisioterapeuta antes de praticar esse tipo de ioga.

O FTC traz conteúdo informativo e criativo sobre arte, design, cultura, decoração, tecnologia, gastronomia, tatuagens, viagens e muito mais!

FTC – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários