Como as cores do ano são escolhidas pelas empresas para inspirar a moda, design, decoração e produtos? Eu já me perguntei muitas vezes sobre isso, até ter a oportunidade de conversar com Andréa Bisker da WSGN Brasil/Mindset no evento Home Life Summit. Andréa me explicou que tudo começa com uma grande equipe de pessoas que trabalha em cima de tendências e momentos em que o mundo está vivendo. São antropólogos, designers, arquitetos, marketing, estilistas, que podem ser chamados de coolhunters: essas pessoas através de pesquisas, antecipam as informações para o mercado, o que está por trás de algo que muitas vezes não tem sentido para a maioria do público. Elas ouvem além de escutar e enxergam ao invés de simplesmente olhar. Há uma leitura e semiótica por trás de cada movimento: cultural, local, global.
A Tintas Coral, por exemplo, tem como a cor do ano de 2013, o tom “Violeta Inspirado”. A cor apontada, não é uma simples questão de opinião ou achismo. Para chegar a esse resultado, o Centro de Estética Global, na Holanda, faz um estudo de 9 meses todos os anos. A equipe de consultores especialistas se reúne para discutir as tendências gerais de comportamento no mundo e “traduzi-las” em cores. Enquanto 2012 teve como tema “Possibilidades”, para 2013 a empresa enxerga a comunidade, os indivíduos e a vida moderna centrada em “Conexões”. Além da cor do ano – “Violeta Inspirado” – são 5 conceitos que inspiram a paleta de cor para serem trabalhadas em 2013: paixão coletiva, desconectando, arte da compreensão, feito em casa e conforto visual. Todas as pesquisas, inspirações, denominações e resultados são publicados em um livro, chamado Colour Futures, que já está na sua 10ª edição. “Nossa missão é identificar os desejos e gostos dos clientes antes que eles mesmos se deem conta”, diz Heleen van Gent, coordenadora da pesquisa. Você sabia que no Follow nós acabamos nos apaixonando pelas cores? Adoramos o Violeta Inspirado! Para saber mais sobre o Colour Futures vale a pena acessar o hotsite: para entender melhor e ver um pouquinho do trabalho que dá para chegar a essas definições.
O vídeo abaixo é bem explicativo sobre os conceitos que inspiram a paleta de cores do ano da Coral:
Já para PANTONE, a cor de 2012 é a 17-1463 Tangerine Tango. Essa semana, a empresa divulgou o Fashion Color Report Spring 2013, com a paleta de cores abaixo que traduz as tendências para a moda na primavera de 2013 no hemisfério norte. A cor de 2013 ainda não foi divulgada, mas pode (e na maioria das vezes está) associada ao Fashion Color Report. Aguardamos ansiosamente!
No site e nesse vídeo abaixo, dá para saber um pouco mais sobre as inspirações por trás de cada cor apresentada. Alguém arrisca um palpite?
“Você sabe: na nossa vida nós estamos sempre procurando certo equilíbrio. Nós procuramos o equilíbrio através de dietas, ao se exercitar o suficiente, no trabalho. Todas essas coisas maravilhosas. Mas não costumamos pensar em cores como expressão de equilíbrio. Então, para a primavera de 2013 nós temos um maravilho balanço de cores”, explicou Leatrice Eiseman, diretora do Pantone Color Institute, no vídeo abaixo. Vale a pena ver!
UPDATE 06/12/12: A Pantone já anunciou a cor do ano de 2013 – EMERALD. Clica aqui pra ver.
Via. Imagens Pantone e Tintas Coral.