FTCMAG FTC Style De botas a tênis coloridos: 5 tendências de sapatos em 2024
FTC Style

De botas a tênis coloridos: 5 tendências de sapatos em 2024

Após as semanas de desfiles, algumas das principais marcas apresentaram em suas coleções, tendências de sapatos que irão marcar o ano de 2024. Estes calçados acabam sendo uma ferramenta de inspiração para o ano que está por vir – e também para o mercado.

Com consumidores comprando peças de forma mais seletiva e consciente, os designers tem parecido determinados a oferecer novas versões dos favoritos do passado, como podemos ver com as botas, sapatos de bico quadrado e micro-saltos.

Nos desfiles, os looks com referências de Férias elegantes dos anos 50 na Itália, se mostraram focados no conforto, no retorno da nostalgia, na longevidade e no design atemporal, características que irão fazer parte do guarda-roupa em 2024. Porém, ao pensarmos nos sapatos, não será diferente: alegria, funcionalidade, sustentabilidade, inovação e expressão são algumas características que vestirão os pés de mulheres contemporâneas e que buscam versatilidade em seu estilo de vida fluido.

Aqui, separamos 5 tendências para calçados em 2024:

1 – BOTAS

Chunky boots e tênis reinam há muito tempo, e a plataforma existe como uma macrotendência há vários anos. Mas para ’24, as marcas tem apresentado uma notável mudança, inclusive para as botas. A Balenciaga, por exemplo, trouxe a bota masculina Santiago em couro, que possui bico alongado, exageradamente arrebitado e ponta com recorte quadrado, como um novo estilo para os próximos meses.

Inclusive, a marca tem se destacado com o design do modelo tanto no mercado quanto na passarela, ao unir em equilíbrio o conceitual e o casual no dia a dia. Pelo jeito a biqueira curvada tem tudo para promover ainda mais o visual!

Marcas como Proenza Schouler e Emporio Armani, também escolheram como nuance o bico quadrado, porém, refletindo um desejo de luxo discreto.

Balenciaga resort ’24
Proenza Schouler ’24

Mas a Balenciaga não é a única a experimentar “estranhas” reinterpretações da bota: a Ganni (marca escandinava) apresentou botas de cowboy metálicas e a Bottega Veneta incluiu em suas coleções, um par em couro trançado, seu famoso Intrecciato – para homens.

Resort Ganni ’24
Bottega Veneta

Já a Balmain eleva a bota Cuissard a outro patamar. Com altura até a coxa (o nome vem da palavra francesa “cuissard”, que significa “coxa”), essas botas originalmente usadas por homens nos séculos 17 e 18, tem tudo para se tornar cada vez mais populares entre as mulheres nos próximos anos.

Dica: O mercado hoje oferece uma infinidade de modelos e materiais, até tecidos veganos de invejar ao couro, possibilitando escolher diversos modelos de acordo com a ocasião.

2- SAPATOS BICO QUADRADO

Além das botas, dê uma chance (novamente!) à volta dos sapatos, sapatilhas e sandálias de bico quadrado, que têm se destacado como tendência em diferentes ocasiões, sem comprometer o conforto. O modelo é perfeito para as mulheres que possuem um estilo mais clássico ou, até mesmo, um visual contemporâneo.

É possível combinar um calçado mais sofisticado com roupas de toque vintage, um sapato statement com saia ou vestido e a sandália com calça cropped e t-shirt divertida para um look descontraído e prático.

Tory Burch ’24
Zara UK

3 – TÊNIS E CORES

Nenhum sapato chega perto de um modelo tão versátil que dá pra usar o ano todo (ou quase) como o tênis. Agora, eles não estão mais robustos, mas também mais coloridos. Além disso, carregam detalhes metalizados, trazendo um toque de glamour.

Por isso, ao invés de usar os clássicos tênis branco, bege ou creme, que serão para sempre um clássico do closet porque combinam com tudo, aposte na cor!

Paris Fashion Week, tênis Nike x Jacquemus Air Humara LX. Edward Berthelot/Getty Images

Alguns exemplos? Durante a Copenhagen Fashion Week, Ganni mostrou sua recente colaboração com a New Balance e seu tênis amarelo neon, que já é cult na moda. Bella Hadid escolheu um azul cobalto como cor de seus tênis. Também pudemos ver a atriz Jennifer Lawrence com um adidas Samba roxo e um Gazelle verde. Até os populares tênis de trekking Salomon estão disponíveis nas mais diversas combinações de cores. 

Ganni x New Balance
Jennifer Lawrence com tênis Adidas verdes. Gotham

Dica: Os tênis são uma ótima maneira para adicionar um pouco de personalidade ao guarda-roupa. Você pode dar um toque a um look mais neutro se colocar nos pés cores vivas como vermelho, laranja, amarelo e azul.

4 – PAPETES

Sucesso no verão 22/23, a papete continuará nos pés, já que a comemoração de 250 anos de tradição da BIRKENSTOCK acontece em 2024. Apesar do conforto dos calçados, a marca alemã lutou para conquistar o universo fashion até 1970, década em que foram finalmente adotados nos Estados Unidos pela garotada descolada.

Hoje, a marca tem se reinventado com as colabs, conquistando a parceria com nomes como Valentino (que seduziu particularmente Gigi Hadid), Proenza Schouler e Dior, durante seu desfile.

RB/Bauer-Griffin/Vogue FR

Item essencial no guarda-roupa, as birken adicionam um toque despojado e estiloso a qualquer visual.

João Catuffe/ Vogue FR
Melodie Jeng

5- SLINGBACKS

Durante a décadas de 50, os slingbacks ganharam destaque e popularidade. Com o passar dos anos, passaram por várias transformações em termos de design, altura do salto e materiais utilizados. Apreciados por sua versatilidade, podem ser usados em diversas ocasiões, desde eventos formais até encontros casuais.

Staud ’24.
Cozyvibe

Em 2024, revisitados, estes sapatos ultraelegantes caracterizados por uma tira na parte de trás do pé e seu micro-salto, apareceram nos desfiles da Miu Miu, Kenzo, Prada, Chanel e vão se tornar essenciais em 2024 por serem chiques e confortáveis.

Não importa qual seu estilo, botas, tênis ou papete, os sapatos são incríveis acessórios que podemos utilizar para dar um up no dia a dia!

Sair da versão mobile