FTCMag Cooltura De volta à carteira de trabalho: como colocar freelancer no currículo
Cooltura

De volta à carteira de trabalho: como colocar freelancer no currículo

Você já se aventurou no mundo do trabalho autônomo e agora, de volta ao CLT, está com dúvidas de como incluir a experiência no seu currículo como freelancer? Hoje em dia é super comum destacar suas habilidades e conhecimentos em prática de forma independente. Para dar um toque especial ao seu CV e mostrar toda a sua versatilidade, confira nossas dicas!

Segundo dados do IBGE, no último trimestre de 2022 já existiam mais de 25,7 milhões de trabalhadores independentes no Brasil, mesmo com a forte dominante presença da inteligência artificial. Diferentemente do modelo tradicional, com registro em carteira, o freela é um autônomo que presta serviços para empresas variadas. 

No entanto, quando esse profissional busca uma recolocação como funcionário, surge a dúvida de como elaborar as funções no currículo. Hoje, embora se fale muito sobre soft skills, a experiência profissional ainda é um dos pontos mais valorizados para os recrutadores.

Para tirar a dúvida, separamos algumas dicas sobre como colocar seus trabalhos freelance no currículo e garantir boas chances de voltar ao registro e sua carteira de trabalho.

Como colocar freelancer no currículo

Antes mesmo de pensar em como colocar freelancer no currículo é preciso entender como essa categoria se encaixa no documento. Obviamente todo trabalho realizado conta como uma experiência profissional. Porém, quando um trabalho freelancer acontece em paralelo ao CTL ou foram poucos projetos realizados, o melhor a se fazer é criar uma seção no CV chamada “Trabalhos Freelancer”.

No entanto, se essa modalidade de trabalho foi sua principal fonte de renda durante um bom tempo, como alguns meses ou anos, é interessante acrescentá-la em “Experiência Profissional”.

A maneira como cada um dos projetos será descrito como experiência profissional, depende do modelo de currículo que será criado. Você pode apresentar uma lista com os trabalhos de maneira cronológica, funcional ou combinada. Cada candidato deve escolher o que melhor se adeque ao seu perfil como profissional e área em que atua.

Currículo cronológico

Como o próprio nome sugere, esse modelo de currículo apresenta os trabalhos de maneira cronológica. Ou seja, da função mais recente até a mais antiga.Comumente são utilizadas as três últimas colocações. Porém, no caso dos freelancers, é possível escolher os trabalhos que foram mais relevantes, mesmo que não sigam um padrão sequencial.

Dessa forma, sugerimos que você coloque sua formação acadêmica primeiro, seguida das especificações dos trabalho/experiência freelancer, em pontos chaves (ou bullet points), por exemplo:

Designer Gráfico Freelancer – 2019 até o presente

  • Desenvolvimento de identidade visual e branding para empresas de pequeno e médio porte (você pode citar o nome da marca se preferir);
  • Criação de materiais gráficos para publicação em redes sociais, campanhas promocionais, cartão de visitas, entre outros;
  • Uso de ferramentas de design gráfico como Adobe Illustrator, Photoshop e InDesign.

Currículo funcional

Quando se trata de um currículo funcional, é legal destacar o que você desenvolveu em termos de habilidades ao longo dos projetos executados. Essa modalidade de CV é ótima para quem tem pouca experiência, ou realizava trabalho remoto esporadicamente como freelancer.

Ao invés de incluir na seção de experiência, os conhecimentos devem ser apresentados em uma área específica. Escreva habilidades + função desempenhada como freelancer + exemplo/empresa X + data em que começou a ser freelancer – término e destaque os projetos mais importantes”, como o exemplo a seguir:

Habilidades e Conhecimentos

  • Adobe Illustrator

Criação de logotipos, como freelancer, para pequenas empresas de inovação e startups.

Logo para nova marca de chocolate W (dezembro de 2019);

Ilustração para capa e artigo principal da revista Z, edição Dia das Mães (Fevereiro de 2023);

  • Adobe Photoshop

Freelancer na criação de artes para publicação nas redes sociais, campanha de lançamento da X (Janeiro de 2022 – Janeiro 2023);

Criação de todo material visual, banners e outdoors, para Festival PopX (janeiro 2020 – janeiro 2021);

Currículo combinado

Já o currículo combinado é uma mistura entre o cronológico e o funcional. Esse modelo é ótimo para quem quer aliar o período de experiência com as habilidades relacionadas.Dessa forma, destaque tudo que você já realizou e apresente quais as habilidades mais demandadas dos profissionais no Brasil você possui.

Considerando os exemplos anteriores, uma ótima maneira para colocar freelancer no currículo seria:

Designer Gráfico Freelancer – 2019 até o presente

  • Desenvolvimento de identidade visual e branding para empresas de pequeno e médio porte;
  • Criação de materiais gráficos para publicação em redes sociais, campanhas promocionais, cartão de visitas, entre outros;

Habilidades e Conhecimentos

  • Adobe Illustrator;
  • Adobe Photoshop; 
  • InDesign.

Conquistas

  • Vencedor do Prêmio X (maio de 2018);
  • Palestrante no Evento Y (dezembro de 2019);
Exemplo de CV criado por Milan Chudoba / Behance;

Colocar freelancer no currículo com destaque

Por mais que você tenha uma boa experiência como autônomo, é possível que você queira voltar para o mercado de trabalho tradicional. Seja no currículo cronológico, funcional ou combinado, adicionar seus trabalhos freelancers aumenta a probabilidade de ser escolhido pelos empregadores.

Além das habilidades técnicas, inclua as habilidades interpessoais, como a gestão de tempo, comunicação e o autogerenciamento. Se os seus projetos estiverem disponíveis online, use hyperlinks ou crie um portfólio para compartilhá-los com o recrutador. 

No cenário atual, existem informações fundamentais que não podem ficar de fora. É fundamental, por exemplo, incluir seu nível de fluência em inglês. Afinal, quem domina o inglês tem maiores salários e oportunidades

Outra técnica para chamar atenção é realizar uma breve descrição dos projetos que você fez, com as responsabilidades assumidas e os resultados obtidos. Quanto mais resultados evidentes seus freelas demonstrarem, melhor. Tenha registros de feedbacks positivos, indicadores de aumento de vendas ou aumento nos acessos.

Procure também organizar suas habilidades ou experiência de acordo com a vaga ou posição que está se candidatando. Fique de olho nas exigências. Você será cobrado pelas coisas que informou posteriormente.

Para facilitar a construção do seu currículo, é possível optar por diversos modelos prontos que são facilmente editáveis e possuem estrutura básica para que você acrescente suas informações.

Tenha atenção também ao visual do CV de acordo com a sua área. Não pega bem criar um documento cheio de elementos coloridos de design se você busca por um emprego na área advocatícia. Lembre-se que, independentemente do nível da vaga, seu currículo deve refletir sua personalidade e demonstrar as necessidades do empregador que você preenche.

Sair da versão mobile