Estudos mostram que viajar em família faz bem para a saúde e fazer um passeio familiar deveria ser uma diversão, mas para muitos pais viajar com crianças é sinônimo de preocupação. Os pequenos precisam de alguns cuidados extras e atividades tediosas podem deixá-los irritados ou inquietos, mas há maneiras de driblar isso.
Nada de dar broncas ou cancelar a viagem por não saber como lidar com os filhos. Preparar-se é fundamental para que tudo saia como o planejado e algumas dicas são valiosas.
1 – FAÇA UMA IDENTIFICAÇÃO
Em um piscar de olhos as crianças somem e isso pode acontecer porque se distraíram com alguma coisa ou se afastaram por alguns segundos. Se o local estiver vazio fica mais fácil achá-las, caso contrário, isso se torna uma tortura e desespero.
Colocar uma identificação nos filhos é a melhor alternativa, assim quem os encontrar poderá entrar em contato. Uma forma de fazer com que a criança esteja sempre com a identificação é deixá-la fazer junto com você.
Faça, por exemplo, uma pulseira que seja possível de personalizar, pois, além de um item útil, vai se tornar um acessório divertido.
2 – PREFIRA VIAJAR COM CRIANÇAS À NOITE
Para viagens longas de carro ou de avião, escolher o horário da noite pode ser uma boa opção. Nesse período as crianças costumam sentir sono, dormem e acabam não ficando irritadas de terem que ficar paradas.
Os pais também podem aproveitar para descansar e chegar com as energias renovadas no destino para curtir muito.
3 – DEIXE A CRIANÇA PARTICIPAR
Viajar com criança pode ser um momento de descobrimento para os pequenos, por isso os envolva em todas as etapas. Conte um pouco sobre o local antes de partirem e o que existe por lá.
Deixe que ela registre tudo, dê sugestões e saiba o que vai acontecer. Uma maneira de entreter a criança é pedir que faça um diário da viagem. Os menores podem desenhar o que estão vendo, já os maiores podem usar a tecnologia, como tablets ou celulares para tirar fotos e fazer registros.
4 – LEVE POUCA BAGAGEM
As crianças não vão carregar malas grandes e quanto mais coisas levar mais difícil fica de lidar com toda a situação. Opte por malas reduzidas e leve apenas o essencial, como algumas trocas de roupas e sapatos. Coloque tudo em cima da cama e depois retire o que achar que está em excesso.
Alguns itens podem ser comprados no destino – como shampoos, roupas e acessórios -, então faça isso. O que não pode esquecer são alguns brinquedos e remédios.
5 – CUIDE DA ALIMENTAÇÃO
Quem viaja de avião deve se atentar, pois não é permitido embarcar com líquidos. Converse com a companhia aérea com antecedência para saber se existe algum cardápio especial e como eles podem ajudá-la.
Se a viagem for de carro, leve alimentos e bebidas para serem consumidos durante o percurso.
Se informe sobre a culinária do local que pretende viajar e confirme com o hotel se existe algum cardápio especial ou cozinha para preparar os alimentos, assim os pequenos não estranharão a comida.
6 – VIAJE PARA LOCAIS QUE FALEM OUTRO IDIOMA
Esse pode ser um momento de aprendizado e a criança pode ter contato com uma nova língua, mas você precisa demonstrar como fazer isso. Por exemplo, se forem para a Espanha, é possível fazer um curso de espanhol online antes da viagem, utilizando o app da Babbel por exemplo, e ir praticando durante o trajeto, sempre de forma divertida. Hoje em dia há várias opções para as crianças aprenderem uma nova língua.
Isso pode ajudar a trocar informações com mães locais que darão dicas de passeios e onde encontrar determinados artigos que seus filhos precisam.
7 – FAÇA UMA VIAGEM DE TESTE
Se a ideia é viajar por vários dias ou para um lugar distante, então antes faça uma viagem mais curta que funcionará como teste. Explique para as crianças que a rotina pode ser diferente e veja como elas se comportam. Esse pode ser um momento para se prevenir na tão sonhada viagem e saber como se comportar.
O segredo de viajar com crianças é se preparar com antecedência, tornando tudo mais seguro e divertido.
Imagens: Unsplash.