As linhas e ranhuras das pedras ganharam a moda e a decoração de interiores. Os efeitos agora saem das peças comuns como bancadas, tampos de mesa e pisos e estampam acessórios e objetos de design!
Mesa lateral de mármore (Imagem: hewetsonshah)
Seja na moda, na arte, no design, o clássico sempre volta repaginado. Popular por sua estética na década de 40 e depois nos anos 70 e 80, os efeitos das pedras na decoração retornam em tempos modernos incorporando os redemoinhos dos mármores ou as bonitas ondas das ágatas, trazendo novas misturas de materiais e apresentando diferentes superfícies, tudo isso com um estilo deslumbrante que pode ser tanto sutil ou dramático.
Essas pedras contam a história e os segredos da Terra, agregando um senso de misticismo a uma beleza inata aos ambientes. De utensílios domésticos a revestimentos, acessórios e objetos decorativos, essa tendência tem dominado o mundo com sua riqueza natural.
Os padrões que remetem à beleza das pedras naturais tomam conta de pisos, revestimentos de paredes, bancadas, mobiliários, tecidos decorativos e têm sido utilizados até na moda. Pensando nisso, selecionamos algumas inspirações dos materiais mais falados atualmente que estão com tudo e suas variadas aplicações. Confira:
MÁRMORE
Talvez o mármore seja um dos materiais mais imitados de todos os tempos. Os revestimentos similares são cada vez mais comuns e muitas vezes até mais vantajosos do que a própria pedra. Hoje existem até opções de papéis de parede imitando o efeito marmorizado, mesas laterais ou de centro, painéis ou bancadas para cozinha e acabamentos para o banheiro.
Além disso, a ideia já se espalhou também até para itens de papelaria como capas de notebook e smartphones, bandejas, porta trecos, placas para decoração e objetos decorativos como edredons, cortinas, abajures e muito mais.
Nos banheiros, o mármore é muito utilizados para revestimentos em bancadas de pia, no box, piso, por ser um material de fácil limpeza e linda estética! (Imagem: MiCasa)
Nas cozinhas, é um verdadeiro clássico! Em ilhas centrais fica ótimo e possui diferentes cores para aplicação. (Imagem: Silestone)
Além dos revestimentos, a estampa da pedra faz sucesso em objetos como edredons e roupas de cama. Esse quarto ganhou um visual clean e super bonito com o efeito geológico do mármore. (Imagem: DenyDesigns)
Os papéis de parede também já imitam muito bem o material, que por sua vez, merecem destaque por reproduzirem tão bem o efeito marmorizado! (Imagem: Kargo)
Uma ideia bem legal é ter uma bandeja de mármore para organizar seus pertences no banheiro, ao lado da cama, no escritório ou até na cozinha para os temperos. (Imagem: Urban Couture Design)
MARMORITE/GRANILITE
Outro material que tem dado o que falar é o Marmorite. Esse tipo de revestimento, muito comum na década de 40, é formado por uma mistura de pedras, mármores, granitos, quartzos e vidros. Em 2018, faz a sua volta triunfal ao lado do granilite, decorando desde pisos, bancadas, móveis, utensílios e até tetos.
Como piso, o Marmorite aqui é uma ótima solução, já que traz harmonia, é fácil de limpar e dá destaque para as cores e outros detalhes da casa. (Imagem: Ana Mello. Interior design: Vitro Arquitetura)
Neste apartamento, por exemplo, o Marmorite reveste toda a parede do banheiro, trazendo cor ao minimalismo. (Apartamento de Marie Sixtine. Imagem: Lili in Wonderland)
Surfando na onda do millennial pink, a bancada da cozinha rosa em granilite compõe com uma marcenaria da mesma cor e um espelho em uma das portas. O projeto é o escritório belga Atelier Dialect.
MARMOREAL
Uma tendência dentro da tendência: o Marmoreal! O material é fabricado pela empresa Dzek em parceria com o designer britânico Max Lamb, e se trata de um marmorite (quando os minerais agregados são exclusivamente em mármore) e possui uma estética bastante impactante que adorna lindamente os espaços.
Suas cores são advindas dos 4 tipos de mármores italianos utilizados e possuem tons alaranjados, amarelados e esverdeados aplicados em um fundo branco ou preto. O produto está fazendo bastante sucesso pela ousadia nos projetos!
(Imagem: YellowTrace)
Aqui, já temos um móvel e almofadas com design que imita o Marmoreal, criado por Emanuela Carratoni. A ideia ficou muito legal e descolada, não? (Imagem: DenyDesigns)
ÁGATA
Os impressionantes efeitos da pedra de ágata também se espalharam por quadros, painéis e objetos decorativos. Por possuírem diversas cores e formatos, umas até conseguem fazer com que nossa imaginação voe longe com seus desenhos esculpidos pela natureza!
Nada mal esse painel de ágata no banheiro, hein? O azul da pedra contrasta com o branco da louça e a madeira dos acabamentos dando um “up” no ambiente! (Imagem: Wearemfeo)
Como a ágata forma lindos efeitos, é uma grande inspiração para criação de quadros e papéis de parede como esses da MuralsWallpaper.
Os desenhos da ágata também estampam tapetes, quadros, móveis, painéis. Outra opção é usar a própria pedra natural como objeto decorativo.
As macro fotografias das pedras ficam lindas ao combinar com as cores dos ambientes! Quadros: ShineHausCollective
No chão a ágata também não deixa nada a perder! Olha esse tapete da Free Bohème!
Em móveis, a aplicação fica contemporânea sem deixar de ser chique! A criação é de John Richard Collection – Nicola Painted Agate Console (Imagem: Horchow)
Por fim, você também pode usar a própria pedra como material decorativo como esses porta copos lindos que mostram todo o encanto natural! (Imagem: Neiman Marcus)
Como aparador de livros (Imagem: Amazon)
Na cozinha, para servir ou como tábua de queijos. (Imagem: Anthropologie)
E você, também já se apaixonou pelos efeitos geológicos das pedras na decoração?
*Este post foi criado exclusivamente para o Blog Todeschini. Todo mês você encontra essas e outras matérias incríveis do FTC por lá! Vale a pena acompanhar!
*Hey! Este conteúdo recebeu incentivo da empresa, isso apenas nos permite produzir mais e melhor. Em nossos conteúdos feitos em parceria, só entram marcas e produtos que a gente realmente gosta! ♥︎