É lá do Recife, PE, que vem os entrevistados de hoje. Pedro, Túlio e Rubens formam o Bäcker Design & Motion. O estúdio surgiu em uma conversa despretensiosa entre os amigos, que falavam sobre as necessidades e oportunidades do mercado. Os três sócios antes já trabalhavam separadamente: um já tinha sua empresa, outro estava em uma agência de publicidade e outro era freelancer e artista plástico. Um dia resolveram juntar as expertises.
Juntos eles desenvolvem um estilo gráfico único e criam ilustrações vetoriais fantásticas, além da ótima combinação de cores em cada um dos trabalhos. Entre suas peças, logos incríveis como a do Carnaval de Pernambuco, desenhos característicos de personagens e muito bom gosto.
Conversamos com eles para saber um pouco mais sobre suas inspirações:
FTC: Qual a rotina de criação do estúdio?
Depende muito de cada job. Para ser sincero, não existe uma rotina estabelecida. A solução pode sair desde uma conversa informal na mesa do bar ou de milhões de rabiscos no papel depois de uma densa reunião. Procuramos sempre pensar no cliente como o nosso negócio, o nosso sucesso depende do dele. Sendo assim, o desenvolvimento do projeto fica mais leve e fácil de executar. Uma característica nossa forte é se envolver ao máximo. Não nos contentamos em entregar só o que foi pedido, oferecemos novas propostas que podem impulsionar ainda mais os resultados que o cliente deseja.
FTC: Estão tocando algum projeto específico atualmente?
Além de alguns projetos de clientes, estamos trabalhando em um da Bäcker, de ilustração e animação. Esse será um trabalho bem legal, divulgado nas nossas redes sociais em breve. É exatamente esse ponto que nos dá “tesão” de trabalhar com isso. Todo mundo sabe que não é fácil fazer o que a gente mais acredita, sempre o cliente vai ter algo na cabeça, muitas vezes o resultado final não sai 100% do jeito que criamos. São esse projetos internos que fazem a gente se apaixonar mais pelo design. Se a gente pudesse dar uma dica pra alguém, acho que seria isso! Faça jobs autorais. Dêem o máximo de si no que é seu. Isso é uma janela massa pra o mundo e para os negócios.
FTC: É facilmente identificado que vocês gostam muito de cores, tem uma pegada mais minimalista em algumas peças e um estilo gráfico único. Qual a influência das cores nos trabalhos e como vocês definiriam a sua arte?
Bem, é como a gente falou em cima. A gente se juntou e cada um tinha uma característica forte (de design e cor), fizemos trabalhos autorais que chamaram atenção de clientes que toparam arriscar no nosso traço, nas cores. Nós definimos nosso trabalho como algo beeeeeeeem atencioso (somos com quem pede o trabalho), algo muito bem estudado e avaliado também. Não temos o perfil de empresa que faz coisas modernosas, nem coisas caretosas. Queremos atender de forma eficaz, contemporânea e claro, usando essas nossas características.
FTC: Com o que vocês se inspiram?
A gente gosta de tudo o que todo criativo gosta. hahahahah. Todos aqui pintam, ilustram, fazem tipografia. Cortamos madeira, cozinhamos, viajamos e assistimos muitos filmes. Além disso, sempre buscar experiências diferentes é um mantra da Bäcker. Precisamos sempre estarmos abertos e atentos as novas coisas. Todo mundo aqui, de forma religiosa, usa todos os dias o Behance e o Pinterest. O que inspira, na verdade, não são referências de logos ou de ilustrações, mas sim pessoas, ideias, experiências.
No Facebook: /backer.ag. No Instagram: @backer.ag.