FTCMag Cooltura Estúdio Shelf em Cape Town troca escritório pela rua 1 vez por mês
Cooltura

Estúdio Shelf em Cape Town troca escritório pela rua 1 vez por mês

followthecolours-studio-shelf-capetown-04

Ao participar do projeto #LoveCapeTown na Cidade do Cabo (África), algo que realmente nos chamou atenção foi a comunidade criativa local. Hoje trazemos como destaque, uma iniciativa do Shelf.

O Shelf é um estúdio de design multidisciplinar formado por 4 pessoas em Cape Town: Rachal Watson, Benoit Ruscoe, Meghan Adams, coordenados por Lourina Botha. Lourina, que acaba de voltar de Londres, propõe para os seus colaboradores pelo menos uma vez por mês, a troca de suas cadeiras no escritório por algum lugar público pela cidade. O “Public Office” Project transforma cafeterias, lugares turísticos, ruas movimentadas em pontos de encontros para brainstorms e trocas de conteúdo.

O espaço, demarcado com fitas adesivas, é programado anteriormente para que pessoas de fora da empresa possam participar. Muitas vezes, os designers avaliam portfólios de outros profissionais locais, curiosos na rua participam das conversas e novos negócios surgem.

Segundo Lourina, “Os designers tem a capacidade de resolver problemas, mas muito raramente se envolvem com o espaço público e as comunidades. A ideia de não saber como as pessoas, os espaços ou as empresas vão reagir ao juntar-se com a gente, é muito boa. Isso nos deixa com os pés nos chão, nos faz conscientes e nos lembra de que o design deve ter um real efeito sobre o mundo”. Que essa iniciativa abra muitas mentes e o coração de donos de empresa! Adoramos!

Recentemente, o Estúdio Shelf colaborou com o Creative Cape Town para ajudar a sanar os problemas de resíduos/lixos na township (favela sul-africana) de Khyaletcha. O projeto fez parte do Cape Town World Design Capital 2014. Aqui, explicamos melhor o objetivo da organização, que usará o design como ferramenta de transformação.

No Facebook: Studio ShelfVia.

Sair da versão mobile